<b>O desenvolvimento da noção temporal em crianças deficientes auditivas</b>
Abstract
Este artigo é parte de uma pesquisa que buscou entender o desenvolvimento da noção de tempo na criança deficiente auditiva. A investigação que fizemos objetivou perceber como o processo de construção da categoria temporal, fundamental para a organização do real, se dá na criança deficiente auditiva e comparar os dados levantados com os de crianças ouvintes. Na parte teórica do estudo abordamos a questão da deficiência auditiva e da linguagem, a questão da noção temporal na história do pensamento e no sujeito, segundo a teoria de Jean Piaget. Para a realização da pesquisa empírica organizamos dois grupos de crianças, sendo um de crianças deficientes auditivas do centro Educacional do Deficiente – CEDAU – USP – Bauru, e outro de crianças ouvintes, as quais foram avaliadas através da prova do escoamento do líquido descrita por Piaget (s.d.). Os resultados foram analisados de forma qualitativa e individual. Os dados obtidos na pesquisa mostraram que as crianças deficientes auditivas do CEDAU apresentam uma diferença em relação à construção da noção temporal, encontrando-se em defasagem em relação às crianças ouvintes que participaram da pesquisa.
Palavras-chave: educação. deficiência auditiva. noção temporal.
Downloads
##submission.downloads##
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).