<b>O desenvolvimento da noção temporal em crianças deficientes auditivas</b>

Autores/as

  • Relma Urel Carbone Carneiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, São Paulo

Resumen

Este artigo é parte de uma pesquisa que buscou entender o desenvolvimento da noção de tempo na criança deficiente auditiva. A investigação que fizemos objetivou perceber como o processo de construção da categoria temporal, fundamental para a organização do real, se dá na criança deficiente auditiva e comparar os dados levantados com os de crianças ouvintes. Na parte teórica do estudo abordamos a questão da deficiência auditiva e da linguagem, a questão da noção temporal na história do pensamento e no sujeito, segundo a teoria de Jean Piaget. Para a realização da pesquisa empírica organizamos dois grupos de crianças, sendo um de crianças deficientes auditivas do centro Educacional do Deficiente – CEDAU – USP – Bauru, e outro de crianças ouvintes, as quais foram avaliadas através da prova do escoamento do líquido descrita por Piaget (s.d.). Os resultados foram analisados de forma qualitativa e individual. Os dados obtidos na pesquisa mostraram que as crianças deficientes auditivas do CEDAU apresentam uma diferença em relação à construção da noção temporal, encontrando-se em defasagem em relação às crianças ouvintes que participaram da pesquisa.

Palavras-chave: educação. deficiência auditiva. noção temporal.

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Cómo citar

Carneiro, R. U. C. (2012). <b>O desenvolvimento da noção temporal em crianças deficientes auditivas</b>. Revista De Educación Especial, 71–76. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4920

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua