Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: singularidades do desenvolvimento psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X41858

Palavras-chave:

Sistemas de Apoio Psicossocial, Adolescente, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

O desenvolvimento psicossocial apresenta características particulares em cada etapa do ciclo de vida e está vinculado com as experiências entre indivíduo e ambiente. O presente estudo caracterizou o desenvolvimento psicossocial de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, considerando singularidades relacionais sobre o prisma interação, inclusão e integração social, na perspectiva de pais e/ou responsáveis. Trata-se de um recorte quantitativo, a partir da aplicação de formulário autoral, com 26 pais e/ou responsáveis de adolescentes institucionalizados em entidade específica. Os resultados apontaram prejuízos principalmente nas relações pessoais e de integração social, repercutindo de modo negativo no desenvolvimento psicossocial. Neste sentido, são necessárias estratégias para ampliar o desenvolvimento desta população, com apoio às famílias, estímulo das habilidades pessoais e contato com atividades coerentes com a etapa de vida. Todavia, a carência de instrumentalização dos serviços de saúde e de socialização em ambientes integrados fomenta a necessidade de novos saberes neste contexto para a garantia da equidade.

 

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Biografia do Autor

Amanda Pereira Risso Saad, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutoranda na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Professor doutor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Geisa Alessandra Cavalcante de Souza, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro - Oeste, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Assistente social, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro - Oeste, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

Saad, A. P. R., Bastos, P. R. H. de O., & Souza, G. A. C. de. (2020). Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: singularidades do desenvolvimento psicossocial. Revista Educação Especial, 33, e14/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X41858