<b>Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X3274Parole chiave:
Assessment, Early intervention, Family centered, Parental involvement.Abstract
Este artigo procura revisar, sinteticamente, os princípios teóricos e empíricos subjacentes às práticas atualmente recomendadas para a avaliação em Intervenção Precoce (IP). Descreve as principais mudanças paradigmáticas ao nível da Intervenção Precoce nas últimas décadas e como elas se refletem nos processos de avaliação, assim como apresenta uma breve descrição das características da avaliação em Intervenção Precoce baseadas na evidência científica. Apresenta também alguns instrumentos e procedimentos de avaliação que se coadunam com as práticas descritas pela investigação, como mais eficazes na resposta às necessidades, preocupações e prioridades das crianças e suas famílias.
Palavras-chave: Avaliação. Intervenção precoce. Centrado na família. Envolvimento parental.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).