<b>Desdobramentos politico-pedagógicos do bilinguismo para surdos: reflexões e encaminhamentos</b>

Autori

  • Sueli Fernandes Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Laura Ceretta Moreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Parole chiave:

Bilingualism, Deaf Education, Brazilian Sign Language.

Abstract

O artigo trata do bilingüismo para surdos, suas implicações no processo educacional, bem como alguns dos desdobramentos das políticas lingüísticas inclusivas propostas oficialmente a partir do final da década de 1990 para esse segmento. Discutem-se as características socioculturais e lingüísticas das comunidades surdas brasileiras e a importância das mesmas serem conhecidas e valorizadas socialmente. Apontam-se algumas diretrizes e desafios para o acesso e permanência de estudantes surdos no processo educacional escolar. Por fim, o texto reflete acerca dos programas de educação bilíngüe para estudantes surdos, visto que esses são complexos, justamente porque perpassam interesses econômicos, ideológicos e culturais contraditórios e heterogêneos.

Palavras-chave: Bilingüismo. Educação de Surdos. Língua Brasileira de Sinais.

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Come citare

Fernandes, S., & Moreira, L. C. (2009). <b>Desdobramentos politico-pedagógicos do bilinguismo para surdos: reflexões e encaminhamentos</b>. Revista Educação Especial, 22(34). Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/275

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

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