<b>Os caminhos percorridos pelo processo inclusivo de alunos com deficiência na escola: uma reflexão dos direitos construídos historicamente</b>

Autori

  • Maria Luíza Tanure Alves Faculdade Adventista de Hortolândia
  • Edison Duarte

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2628

Parole chiave:

Inclusion, Person with disability, Education.

Abstract

 

O movimento de inclusão defende a educação de qualidade para alunos com deficiência no sistema regular de ensino e as escolas devem fornecer as condições necessárias para que este aluno aprenda. Este texto tem como objetivo trazer uma leitura crítica sobre o processo histórico de inclusão de alunos com deficiência no sistema educacional, com base na análise da legislação oficial publicada sobre o tema. Essa análise permite reflexões a respeito das evoluções conquistadas, bem como os possíveis equívocos ainda presentes. O referido texto se deteve apenas ao período histórico referente à fase de inclusão, com início na década de 1990. A legislação vigente estabelece a adequação do sistema educacional às necessidades e limitações apresentadas pelos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação. Os recursos educacionais especiais são limitados apenas aos alunos com essas condições físicas ou psicológicas, legitimadas por laudo médico.


Palavras-chave: Inclusão. Pessoa com deficiência. Educação.

 

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Biografie autore

Maria Luíza Tanure Alves, Faculdade Adventista de Hortolândia

Doutoranda pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Docente da Faculdade Adventista de Hortolândia

Edison Duarte

Docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas

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Pubblicato

2011-10-27

Come citare

Tanure Alves, M. L., & Duarte, E. (2011). <b>Os caminhos percorridos pelo processo inclusivo de alunos com deficiência na escola: uma reflexão dos direitos construídos historicamente</b>. Revista Educação Especial, 24(40), 207–218. https://doi.org/10.5902/1984686X2628

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua