A emergência da Educação Especial como campo de saber e suas atualizações para o presente

Autori

  • Leandra Bôer Possa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23647

Parole chiave:

Ordem do saber, Normalização, Educação Especial

Abstract

A centralidade do sujeito como objeto e protagonista da produção dos saberes na modernidade, narra a história e produção de conhecimentos verdadeiros, a descrição de um lugar da normalidade em contraponto com a anormalidade e um ordenando de um campo de saber chamado de Educação Especial. Esta é a tônica deste artigo que pretende olhar para a atualidade dos relatóriosem que Jean Itardrelata sua atuação e o conseqüente processo educativo de Victor, o menino selvagem. Sob a perspectiva das noções de ordenamento dos saberes e normalização, retirada dos estudos foucautianos, realiza-se uma analítica dos fragmentos dos relatórios de Jean Itard como acontecimento que possibilitam compreender de que forma essas experiências, do início do século XIX, constituem-se contemporâneas para o campo de saber da Educação Especial. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-11-07

Come citare

Possa, L. B. (2016). A emergência da Educação Especial como campo de saber e suas atualizações para o presente. Revista Educação Especial, 29(56), 521–536. https://doi.org/10.5902/1984686X23647

Fascicolo

Sezione

Dossiê: ITARD e VICTOR – Educação Especial na contemporaneidade