Inclusão, atitudes, perspetivas e mentalidades: o caso do concelho de Évora

Autori

  • Francisca Maria Rocha Almas Fragoso Instituto Superior Ciências Educativas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22505

Parole chiave:

atitude, inclusão, crianças, necessidades educativas especiais, Declaração de Salamanca

Abstract

Este artigo pretende determinar e descrever atitudes e perspetivas dos professores face ao processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. Para o efeito foi realizada uma sondagem a uma amostra de educadores de infância do Concelho de Évora. Os principais resultados permitem concluir que apesar de haver dificuldades na formação inicial os professores consideram-se bem preparados por terem formação específica em ensino especial, existe de um modo geral uma atitude favorável à inclusão que em muitos casos depende da existência de recursos materiais e humanos e é ainda visível existência de atitudes discriminatórias em relação às crianças com NEE nas escolas regulares.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Francisca Maria Rocha Almas Fragoso, Instituto Superior Ciências Educativas

Desempenha funções de Docente da Educação Especial desde 1998 em escolas particulares e do Ministério da Educação e é investigadora do Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas. Em termos da formação académica, possui Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor pelo Instituto Superior de Ciências Educativa, Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial pela Escola Superior de Educação Jean Peaget e Curso de Educadores de Infância, pela Escola do Magistério Primário de Évora. Foi arguente nalguns júris de Mestrado em Educação Especial e em vários projetos no âmbito da Pós-Graduação em Intervenção Precoce. Participou em várias conferências e seminários de Educação Especial onde também apresentou comunicações. É autora de vários textos em educação especial, nomeadamente, artigos e capítulos de livros. Ao longo da sua carreira participou em numerosas açõesde formação contínua em diversas da temáticas educação.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-04-11

Come citare

Fragoso, F. M. R. A. (2017). Inclusão, atitudes, perspetivas e mentalidades: o caso do concelho de Évora. Revista Educação Especial, 30(57), 235–250. https://doi.org/10.5902/1984686X22505

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua