Preconceito e bullying na constituição de uma professora de libras: experiências de uma surda

Autores

  • Saionara Figueiredo Santos Instituto Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina
  • Susana Inês Molon Universidade Federal de Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X20179

Palavras-chave:

Preconceito, Bullying, Surdo.

Resumo

Este artigo aborda a questão do preconceito e do bullying na constituição de uma professora surda de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Rio Grande do Sul. Faz parte de uma pesquisa qualitativa fundamentada na abordagem sócio-histórica, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com uma professora surda, bem como pelo uso de recursos imagéticos, o que possibilitou o surgimento de narrativas de vida do sujeito pesquisado. Para análise de dados, foi empregada a técnica da análise de conteúdo, sendo que a categoria principal refere-se ao preconceito. A professora surda afirmou que sua trajetória de vida foi marcada pelo preconceito e por episódios de bullying. As narrativas demonstraram a necessidade de aprofundamento na discussão dessas duas temáticas, enfatizando três unidades de análise que lhes correspondem: a) o preconceito e o bullying dentro da escola; b) preconceito ouvinte-surdo; e c) preconceito surdo-surdo. Os resultados evidenciaram que o preconceito na escola e na relação ouvinte-surdo vem sendo discutido na sociedade, porém o preconceito surdo-surdo precisa ser enfrentado e debatido, assim como o audismo e a surdofobia. A própria constituição da professora surda ajuda a compreender melhor o histórico de sofrimento e superação envolto na Educação de Surdos, e também como isso afeta o processo de constituição do sujeito inserido em uma sociedade de ouvintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saionara Figueiredo Santos, Instituto Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia Centec (FATEC - Cariri). Atualmente, trabalha como Professora da área de Tradução, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue). Tem focado seus projetos na área da Surdez, Educação de Surdos e Educação Ambiental para surdos, nas quais está inserida desde antes de sua graduação. Possui certificações da UFSC para interpretar e ministrar aulas focadas na LIBRAS (ProLibras).

Susana Inês Molon, Universidade Federal de Rio Grande

Professora Associada nível IV da Universidade Federal do Rio Grande, Bolsista em produtividade do CNPq. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC/SP(2000) e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professora, pesquisadora/orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da FURG. Foi Coordenadora do PPGEA no período de 2005-2006. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de Psicologia Social, Psicologia Educacional e Educação Ambiental. Tem experiência na área de Psicologia Social e Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem sócio-histórica, educação estética, constituição do sujeito e formação continuada de educadores(as).

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Santos, S. F., & Molon, S. I. (2016). Preconceito e bullying na constituição de uma professora de libras: experiências de uma surda. Revista Educação Especial, 29(56), 723–736. https://doi.org/10.5902/1984686X20179

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua