O ensino de geometria para estudantes apoiados pela Educação Especial, a partir das produções científicas brasileiras, em uma perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71098

Palavras-chave:

Educação especial, Educação Matemática Inclusiva, Ensino de geometria, Pesquisa bibliográfica

Resumo

Neste texto, objetiva-se discutir os aspectos destacados em pesquisas que envolvem o ensino de geometria para estudantes apoiados pela Educação Especial, a partir das produções científicas brasileiras, em uma perspectiva inclusiva. Para tal intento, opta-se pela abordagem qualitativa do tipo Pesquisa Bibliográfica, e, para a produção dos dados, consideram-se os artigos publicados em números temáticos de periódicos científicos e eventos nos quais o tema ‘Educação Matemática Inclusiva’ foi pautado. A análise dos dados ocorre em torno de dois temas emergentes, quais sejam: a primazia dos recursos didáticos no ensino de Geometria para estudantes com deficiência; e aspectos a serem discutidos na formação docente para o ensino de Geometria para estudantes com deficiência. Conclui-se acerca da importância de que as formações, inicial e continuada, promovam situações nas quais os professores e futuros professores possam experienciar práticas com o uso de recursos didáticos, sempre atrelados aos objetivos de ensino em sala de aula.

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Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, PA

Professor doutor da Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, PA, Brasil.

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR

Professor doutor da Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Lima, R. F., & Borges, F. A. (2022). O ensino de geometria para estudantes apoiados pela Educação Especial, a partir das produções científicas brasileiras, em uma perspectiva inclusiva. Revista Educação Especial, 35, e50/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X71098