A utilização de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Ensino Superior: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65313

Palavras-chave:

Glossários terminológicos, Estudantes surdos, Ensino superior.

Resumo

Esta revisão de literatura teve como objetivo identificar evidências científicas sobre o uso de glossários terminológicos no ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Ensino Superior. A revisão analisou 23 publicações acadêmicas selecionadas, sendo 16 dissertações e 07 teses, publicadas entre os anos de 2011 e 2020, das bases de dados BDTD, SciELO, CAPES, ERIC, REDALYC e Repositório Digital Gallaudet University, a partir das palavras-chave: glossários terminológicos, Libras, educação bilíngue e estudantes surdos, no ínterim de março a junho de 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol. As informações foram agrupadas nas categorias temáticas: 1. Processo de ensino e aprendizagem do estudante surdo; 2. Educação Bilíngue de Surdos no Ensino Superior; e 3. Glossários Terminológicos em Libras. Não há, ao menos no material coletado para este estudo, pesquisas empreendidas em dissertações e teses a respeito da utilização do glossário no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Ensino Superior, o que comprova a originalidade, relevância e necessidade de realização de pesquisas nesta temática, tendo em vista que trará valiosas contribuições para um escopo do conhecimento científico parcamente explorado até este momento.

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Biografia do Autor

Mariana Damião Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Flávia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Farias, M. D., & Viana, F. R. (2021). A utilização de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Ensino Superior: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, 34, e54/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X65313

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico