<b>Representações sociais dos surdos do curso de graduação em letras-libras</b>

Autores

  • Simone Saldanha Carneiro Costa Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Celeste Azulay Kelman Faculdade de Educação da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5451

Palavras-chave:

Deaf, Higher education, Bilingualism, Signlanguage.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5451


Foi realizada uma pesquisa cujo objetivo principal era analisar as representações sociais dos alunos Surdos e profissionais do curso de graduação em Letras- Libras-Educação a Distância – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre o aluno surdo. Neste artigo destacamos um dos instrumentos utilizados: o questionário aplicado aos alunos surdos do curso. Trazemos para reflexão os resultados sobre as representações sociais que os Surdos têm sobre si mesmos e as representações sociais dos Surdos sobre sua situação educacional. Os resultados mostram ainda a importância da educação bilíngue para o Surdo e que esse modelo de curso os fazem sentir valorizados, capazes e iguais. Assim, a educação bilíngue é capaz de promover mudanças nas representações que os surdos têm sobre si mesmos e sobre sua própria aprendizagem.

Palavras-chave: Surdos. Ensino superior. Bilinguismo. Língua de sinais.

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Biografia do Autor

Simone Saldanha Carneiro Costa, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pela universidade de Brasília. professora /intérprete de Libras da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Celeste Azulay Kelman, Faculdade de Educação da UFRJ

Professor adjunto do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ

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Publicado

2013-06-06

Como Citar

Costa, S. S. C., & Kelman, C. A. (2013). <b>Representações sociais dos surdos do curso de graduação em letras-libras</b>. Revista Educação Especial, 26(46), 437–450. https://doi.org/10.5902/1984686X5451

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua