Programas de intervenção para alunos com tdah no contexto escolar: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Ronê Paiano Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ariane Cristina Ramello de Carvalho
  • Cristiane Marx Flor Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP
  • Renata Generoso Campoli Abissamra Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP Fonoaudióloga Hospital Santa Marcelina SP
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP Programa de Pos Graduação em Disturbio do Desenvolvimento

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28255

Palavras-chave:

Hiperatividade, Desatenção, Programas de intervenção, Escolas.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, e persiste ao longo da vida do indivíduo. Crianças e adolescentes com TDAH frequentemente apresentam dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento em sala de aula. A identificação precoce e promoção de programas de intervenção com tais crianças podem atenuaras dificuldades enfrentadas e promover desenvolvimento a longo prazo. O objetivo desta revisão sistemática da literatura foi investigar os programas de intervenção em TDAH realizados no contexto escolar. Para tanto, foram consultadas as bases de dados PUBMED, SCIELO e PEPSIC utilizando os seguintes descritores: (ADHD) AND (school-based) AND (intervention or program or training) e seus correlatos em português. Os critérios de inclusão estabeleceram que os artigos fossem empíricos, redigidos em português ou inglês, publicados entre 2012 e 2017, e apresentassem intervenções dentro do contexto escolar com crianças e/ou adolescentes portadores de TDAH. Na base de dados da PUBMED foram encontrados 37 artigos, na SCIELO,4 e na PEPSIC, nenhum. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 9 artigos para escrutínio. Os resultados das análises mostraram a utilização de um amplo espectro de metodologias nos programas investigados, tais como emprego de atividades computadorizadas, treinamento para pais e professores, intervenções psicossociais e tarefas de desafio dentro da sala de aula. Em 7 dos 9 artigos, as intervenções possibilitaram melhoras nos sintomas de TDAH, nas habilidades acadêmicas, sociais, de organização e/ou funções executivas. 

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Biografia do Autor

Ariane Cristina Ramello de Carvalho

Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Paiano, R., Carvalho, A. C. R. de, Flor, C. M., Abissamra, R. G. C., & Carreiro, L. R. R. (2018). Programas de intervenção para alunos com tdah no contexto escolar: uma revisão sistemática de literatura. Revista Educação Especial, 32, e21/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X28255

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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