Considerações preliminares sobre o ensino da natação para autistas

Autores/as

  • Joaquim Francisco Lira Neto Colégio Militar de Manaus

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23474

Palabras clave:

Autismo, Educação-Especial, Natação

Resumen

O presente trabalho tem a intenção de delinear diretrizes preliminares a partir das quais pode ser elaborado um plano de ensino de natação voltado especificamente para autistas. Embora já existam publicações que tomam como objeto de estudo a prática da modalidade esportiva em questão por autistas, ainda são poucos os estudos que buscam superar os parâmetros do que pode ser considerado como o ensino tradicional da natação, visando atender às características próprias deste público. Tal superação pode ocorrer através das contribuições de métodos já consagrados, como o Método Halliwick, conhecido pelo ensino da natação para deficientes, e o Método ABA, amplamente utilizado nos casos de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Após a análise aqui empreendida, é possível considerar que os métodos abordados fornecem subsídios para um ensino de natação que, além de aceitar autistas, esteja voltado para a compreensão e para o atendimento de suas necessidades, como é esperado de uma prática inclusiva.

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Biografía del autor/a

Joaquim Francisco Lira Neto, Colégio Militar de Manaus

Professor do Colégio Militar de Manaus

Publicado

2018-03-11

Cómo citar

Lira Neto, J. F. (2018). Considerações preliminares sobre o ensino da natação para autistas. Revista De Educación Especial, 31(60), 167–180. https://doi.org/10.5902/1984686X23474

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua