Educação inclusiva: também um desafio de espiritualidade

Autores/as

  • Roque Strieder
  • Fabiana Herbert Universidade do Oeste de Santa Catarina - UnOESC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22779

Palabras clave:

Educação inclusiva, Transdisciplinaridade, Espiritualidade.

Resumen

Educação inclusiva exige reconhecer cada ser humano em sua singularidade. Buscamos a transdisciplinaridade como suporte porque se nutre da complexidade e convida os educadores a criarem ambientes e contextos de aprendizagens dinâmicos e flexíveis. Uma educação com base na espiritualidade possibilita compreender o universo das relações que emergem da coexistência. Objetivo: investigar se e como experiências educativas, envolvendo a dimensão da espiritualidade, permitem o reconhecimento da interdependência entre si e o outro para então realizar a aceitação desse si e do outro. De caráter qualitativo, a investigação em referenciais teóricos, possibilitou refletir o tema sob diferentes enfoques. Como resultados: A transdisciplinaridade desencadeia, no universo educacional, experiências formativas, como convivências inclusivas, permeadas por ações de complementaridade; a espiritualidade convida para processos educacionais tendo como base relações de ternura e de cuidado. Concluímos que: experiências de educação inclusiva, envoltas pela ternura são sementeiras da vivência espiritual e cultivam a interioridade humana; espiritualidade como fundamento educativo permite o desabrochar da visão da singularidade e da diversidade como amigo, onde amizade tem a ver com proximidade no amar o humano, em cada ser humano. 

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Biografía del autor/a

Roque Strieder

Doutro em Educação.

Prof. do programa de mestrado em educação da Unoesc

Fabiana Herbert, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UnOESC

Graduando em Pedagogia.

Bolsista do Programa PIBIC/CNPq

Publicado

2017-08-08

Cómo citar

Strieder, R., & Herbert, F. (2017). Educação inclusiva: também um desafio de espiritualidade. Revista De Educación Especial, 30(58), 405–424. https://doi.org/10.5902/1984686X22779

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua