Educação de surdos em tempos de inclusão

Autores/as

  • Ana Dorziat Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14961

Palabras clave:

Surdos, Educação, Língua de Sinais, Inclusão/Exclusão.

Resumen

A educação de Surdos sempre foi tomada de forma técnica. Desde a época da visão oralista até os dias atuais, quando a língua de sinais é aceita nos diferentes ambientes, há uma simplificação de conceitos sobre o tema, contribuindo para a permanência de práticas educativas colonialistas. A partir dessa constatação, elaboramos o presente texto com foco na Língua de Sinais, trazendo algumas situações observadas em escolas inclusivas, com o objetivo de desocultar as intenções subliminares à inclusão na política e prática educacional, as quais criam expectativas de uma escola ideal sem por em questão a escola real, que, por estar a serviço do mercado, inaugura novos mecanismos de exclusão e discriminação sob o discurso da igualdade e da tolerância.

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Biografía del autor/a

Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotada no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP) / Centro de Educação (CE). Desenvolve pesquisas na linha de Estudos Culturais da Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB.

Publicado

2015-05-11

Cómo citar

Dorziat, A. (2015). Educação de surdos em tempos de inclusão. Revista De Educación Especial, 28(52), 351–364. https://doi.org/10.5902/1984686X14961

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua