Altas Habilidades/Superdotação e a psicopedagogia modular: avaliando potencialidades

Autores/as

  • Elizabeth Carvalho da Veiga Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14283

Palabras clave:

Superdotação, Psicopedagogia, Modularidade.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14283

A psicopedagogia modular é uma proposta que apresenta um modelo de avaliação  dinâmica, um processo interativo, flexível e individualizado, buscando compreender a funcionalidade dos sistemas inteligentes. A presente investigação foi realizada com crianças que buscaram avaliação psicopedagógica no Núcleo de Pratica em Psicologia da PUCPR  e teve por objetivos apontar a funcionalidade dos sistemas inteligentes, reconhecendo a existência ou não , de altas habilidades e identificar a predominância  entre os sistemas analítico , prático ou criativo , utilizados pela clientela  em questão. A metodologia de avaliação  contou com os seguintes instrumentos : entrevista evolutiva modular; questionário para os pais; brasão familiar; E.M.C.A ; WISC III;  provas multimodais e provas cognitivas modulares. Este processo levou aproximadamente 25 encontros de  cinquenta minutos .Participaram da pesquisa 28 alunos de 8 a 17 anos  de diferentes escolas de Curitiba-Pr/ Brasil. Por meio dos dados obtidos, ainda que apurados a partir de uma amostra pequena, pode-se concluir que a proposta da Psicopedagogia Modular  com seu  modelo dinâmico de avaliação, favoreceu a identificação das altas habilidades/superdotação, na sua especificidade, ou seja ,  considerando  a multiplicidade dos sistemas inteligentes  e as habilidades envolvidas nos processos mentais que sustentam  as inteligências analítica, prática e criativa. A visão modular no processo de identificação traz uma identidade ao superdotado, tirando-o  da concepção generalista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizabeth Carvalho da Veiga, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná

Doutora em Psicologia Cognitiva, Professora Titular  do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil

Publicado

2014-09-23

Cómo citar

Veiga, E. C. da. (2014). Altas Habilidades/Superdotação e a psicopedagogia modular: avaliando potencialidades. Revista De Educación Especial, 27(50), 641–648. https://doi.org/10.5902/1984686X14283

Número

Sección

Dossiê: Altas Habilidades/Superdotação