Altas Habilidades/Superdotação e a psicopedagogia modular: avaliando potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X14283Palabras clave:
Superdotação, Psicopedagogia, Modularidade.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14283
A psicopedagogia modular é uma proposta que apresenta um modelo de avaliação dinâmica, um processo interativo, flexível e individualizado, buscando compreender a funcionalidade dos sistemas inteligentes. A presente investigação foi realizada com crianças que buscaram avaliação psicopedagógica no Núcleo de Pratica em Psicologia da PUCPR e teve por objetivos apontar a funcionalidade dos sistemas inteligentes, reconhecendo a existência ou não , de altas habilidades e identificar a predominância entre os sistemas analítico , prático ou criativo , utilizados pela clientela em questão. A metodologia de avaliação contou com os seguintes instrumentos : entrevista evolutiva modular; questionário para os pais; brasão familiar; E.M.C.A ; WISC III; provas multimodais e provas cognitivas modulares. Este processo levou aproximadamente 25 encontros de cinquenta minutos .Participaram da pesquisa 28 alunos de 8 a 17 anos de diferentes escolas de Curitiba-Pr/ Brasil. Por meio dos dados obtidos, ainda que apurados a partir de uma amostra pequena, pode-se concluir que a proposta da Psicopedagogia Modular com seu modelo dinâmico de avaliação, favoreceu a identificação das altas habilidades/superdotação, na sua especificidade, ou seja , considerando a multiplicidade dos sistemas inteligentes e as habilidades envolvidas nos processos mentais que sustentam as inteligências analítica, prática e criativa. A visão modular no processo de identificação traz uma identidade ao superdotado, tirando-o da concepção generalista.
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