Altas Habilidades/Superdotação e a psicopedagogia modular: avaliando potencialidades

Autores

  • Elizabeth Carvalho da Veiga Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14283

Palavras-chave:

Superdotação, Psicopedagogia, Modularidade.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14283

A psicopedagogia modular é uma proposta que apresenta um modelo de avaliação  dinâmica, um processo interativo, flexível e individualizado, buscando compreender a funcionalidade dos sistemas inteligentes. A presente investigação foi realizada com crianças que buscaram avaliação psicopedagógica no Núcleo de Pratica em Psicologia da PUCPR  e teve por objetivos apontar a funcionalidade dos sistemas inteligentes, reconhecendo a existência ou não , de altas habilidades e identificar a predominância  entre os sistemas analítico , prático ou criativo , utilizados pela clientela  em questão. A metodologia de avaliação  contou com os seguintes instrumentos : entrevista evolutiva modular; questionário para os pais; brasão familiar; E.M.C.A ; WISC III;  provas multimodais e provas cognitivas modulares. Este processo levou aproximadamente 25 encontros de  cinquenta minutos .Participaram da pesquisa 28 alunos de 8 a 17 anos  de diferentes escolas de Curitiba-Pr/ Brasil. Por meio dos dados obtidos, ainda que apurados a partir de uma amostra pequena, pode-se concluir que a proposta da Psicopedagogia Modular  com seu  modelo dinâmico de avaliação, favoreceu a identificação das altas habilidades/superdotação, na sua especificidade, ou seja ,  considerando  a multiplicidade dos sistemas inteligentes  e as habilidades envolvidas nos processos mentais que sustentam  as inteligências analítica, prática e criativa. A visão modular no processo de identificação traz uma identidade ao superdotado, tirando-o  da concepção generalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Carvalho da Veiga, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná

Doutora em Psicologia Cognitiva, Professora Titular  do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Veiga, E. C. da. (2014). Altas Habilidades/Superdotação e a psicopedagogia modular: avaliando potencialidades. Revista Educação Especial, 27(50), 641–648. https://doi.org/10.5902/1984686X14283

Edição

Seção

Dossiê: Altas Habilidades/Superdotação