Alfabetização dos alunos público alvo da educação especial: dificuldades dos professores no ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31566

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Alfabetização, PNAIC.

Resumo

Este estudo aborda as principais dificuldades relacionadas à Educação Inclusiva, citadas pelos professores alfabetizadores, participantes do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo da pesquisa foi o de levantar junto aos professores cursistas, suas principais dificuldades relacionadas às práticas pedagógicas, no que tange a alfabetização dos alunos público alvo da educação especial, no ensino regular. Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, por meio de entrevista semiestruturada para o levantamento dos dados, realizada em 10 municípios formados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), 5 com maiores escores e 5 com menores escores, obtidos na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Perspectiva Histórico Cultural, como referencial teórico, cujos principais representantes são: Vigotski, Luria e Leontiev. Concluímos que o PNAIC contribuiu na formação dos professores alfabetizadores ao promover a reflexão sobre a Educação Inclusiva e o levantamento das principais dificuldades dos professores aponta a necessidade de continuidade de ações voltadas à essa reflexão.

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Biografia do Autor

Lucia Cristina Dalago Barreto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOUTORA EM EDUCAÇÃO E DOCENTE DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Elsa Midori Shimazaki, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PÓS-DOC EM LETRAS E PROFESSORA DO PROGRAMA EM PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ.

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Publicado

2019-04-03

Como Citar

Dalago Barreto, L. C., & Shimazaki, E. M. (2019). Alfabetização dos alunos público alvo da educação especial: dificuldades dos professores no ensino regular. Revista Educação Especial, 32, e43/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X31566

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua