Acessibilidade como dispositivo: diferença, subjetivação e inclusão na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93482

Palavras-chave:

Acessibilidade, Filosofia da Diferença, Dispositivo, Subjetivação, Alteridade

Resumo

Este ensaio investiga a noção de acessibilidade em educação inclusiva a partir de um recorte eminentemente teórico, combinando abordagens da Pedagogia Especial, do Modelo Social da Deficiência, da Psicologia e da Filosofia da Diferença. A acessibilidade é problematizada como construção histórico-discursiva, enredada em regimes de saber-poder que normatizam corpos, competências e modos de aprender e enquadram práticas institucionais, discursivas e administrativas que produzem sujeitos incluídos e excluídos. Na sequência, analisa-se o Modelo Social da Deficiência como paradigma crítico que desloca o foco do indivíduo per se para as barreiras sociais e institucionais, propondo uma releitura das subjetivações que emergem desses embates. A Filosofia da Diferença, por sua vez, é mobilizada para questionar as categorias de normalidade e uniformidade, afirmando a singularidade radical do sujeito. Propõe-se, assim, uma abordagem crítica e interdisciplinar da acessibilidade, voltada à construção de espaços educativos que reconheçam a diferença como valor e não como déficit.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Aleandre Fernandes Almeida, Escola Superior de Educação de Lisboa

Professor Adjunto (Adjunt Professor) (Human and Social Science)

Referências

ALMEIDA, Tiago. Currículos e agenciamentos do devir: trânsitos ao redor de Deleuze na delimitação da infância a partir de Emílio de Rousseau. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 30, n. 3, p. 302-309, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/9582.

ALMEIDA, Tiago. The government of childhood: towards a historical ontology of child development and the delimitation of ways of being a child. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76362.

ALMEIDA, Tiago.; COSTA, Luciano. Children’s cartography: methodological ap-proaches followed by experiences with children and adolescents from Portugal and Brazil. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 17, p. 01–24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56968.

ALMEIDA, Tiago.; Ó, Jorge Ramos do. A vida como acontecimento e a potência do indeterminado em tempos de pandemia para pensar a relação com a infância. Revista Sociedad e Infancias, Madrid, v. 4, p. 185-188, 2020. DOI: 10.5209/soci.69737.

BARNES, Colin.; MERCER, Geof. Exploring disability. 2. ed. Cambridge: Polity Press, 2010.

BEESLEY, Luke. “[T]he most precise and thorough understanding of the situation we are struggling to change”: re-capturing emancipatory disability re-search. Frontiers in Sociology, v. 10, 2025. DOI: 10.3389/fsoc.2025.1562498

CANGUILHEM, Georges. Le normal et le pathologique. Paris: Presses Universitaires de France, 1966.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Lisboa: Relógio de Água, 2000.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil planaltos: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. Rio de Janeiro: Assírio & Alvim, 2007.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

FOUCAULT, Michel. Discipline and punish: the birth of the prison. Trad. Alan Sheridan. New York: Vintage, 2004.

FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Lisboa: Edições 70, 2013.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Lisboa: Edições 70, 2010.

FOUCAULT, Michel. The confession of the flesh. In: GORDON, Colin (Ed.). Power/Knowledge: selected interviews and other writings, 1972–1977. New York: Pantheon Books, 1980.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de Saber. Lisboa: Relógio D’ Água, 1994.

FREITAS, Marcos Cezar. Educação inclusiva: diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 53, n. 197, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp. Acesso em: 17 out. 2025.

GOULD, Stephen Jay. The mismeasure of man. New York: W. W. Norton & Company, 1981.

KASSAR, Mônica Cristina. Educação especial na perspectiva da educação inclusi-va: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curiti-ba, n. 41, p. 61-79, 2011.

MITTLER, Peter. Working towards inclusive education: social policies and practice. London: David Fulton Publishers, 2000.

Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo. Lisboa: Educa, 2003.

OLIVER, Michael. The politics of disablement: a sociological approach. Lon-don: Macmillan, 1990.

OLIVER, Michael. Understanding disability: from theory to practice. London: Macmillan, 1996.

ONU. CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊN-CIA. Nova York: Organização das Nações Unidas, 2006.

RODRIGUES, David; NOGUEIRA, Jorge. Educação especial e inclusiva em Por-tugal: fatos e opções. Rev. bras. educ. espec. 2011, vol.17, n.01, pp.03-20

ROSE, David H.; MEYER, Anne. Teaching every student in the digital age: universal design for learning. Alexandria: Association for Supervision and Cur-riculum Development, 2002.

ROSE, Nikolas. Powers of freedom: reframing political thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA Editora, 2009.

SHAKESPEARE, Tom. Disability rights and wrongs. London: Routledge, 2006.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. p. 25-48.

UNESCO. The Salamanca Statement and Framework for Action on Special Needs Education. Paris: UNESCO, 1994.

UNIYAL, Ranu; RIZVI, Fatima. Understanding Disability. London: Springer, 2023.

UNION OF THE PHYSICALLY IMPAIRED AGAINST SEGREGATION (UPI-AS). Fundamental principles of disability. London: UPIAS, 1976.

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura C. Inclusão e governamentalidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 947-963, 2007.

WOLBRING, Gregor; LAIBA Nasir. Intersectionality of Disabled People through a Disability Studies, Ability-Based Studies, and Intersectional Pedagogy Lens: A Survey and a Scoping Review. Societies, Basel, v. 14, n. 9, p. 176, 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/soc14090176.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Almeida, T. A. F. (2025). Acessibilidade como dispositivo: diferença, subjetivação e inclusão na educação. Revista Educação Especial, 38(1), e90/01–19. https://doi.org/10.5902/1984686X93482

Edição

Seção

Dossiê – Acessibilidade: invenções a serviço da ética da inclusão