Ensino de leitura e escrita para pessoas com TDAH: um estado da arte sobre estratégias educacionais inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93021

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Estratégias pedagógicas inclusivas, Ensino de leitura e escrita

Resumo

Este estudo objetiva investigar as estratégias educacionais inclusivas apresentadas na literatura científica voltadas ao ensino de leitura e escrita de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando sua eficácia e aplicabilidade em contextos educacionais diversos. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como descritiva quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos e qualitativa quanto à abordagem. A coleta de dados foi realizada nas plataformas Google Acadêmico e SciELO, com a seleção de artigos publicados no último decênio, compondo um estado da arte sobre o tema. Os resultados indicam a existência de uma variedade de estratégias educacionais inclusivas, tais como remediação fonológica, contextualização e motivação, leitura lenta, esquemas-guia de leitura e escrita, divisão de tarefas longas, uso de agendas e organizadores, delimitação de objetivos, ativação de conhecimentos prévios e uso de tecnologias e recursos lúdicos. Contudo, embora tais estratégias sejam promissoras, ainda carecem de aprofundamento quanto à sua aplicabilidade na prática escolar.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Paula Santos, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; Mestre em Letras/Linguística pela UFPI; Especialista em Literatura e Ensino pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação - UEMANet; Especialista em Metodologias do Ensino de Línguas pelo Instituto Federal do Sertão de Pernambuco - IFSertão-PE; Especialista em Educação Especial e Inclusiva - UEMANet e Graduado em Letras Língua Portuguesa, Inglesa e Suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Realiza pesquisa nas áreas de Análise de Discurso Crítica, Etnografia e Ensino, focalizando os seguintes temas: Identidade docente, formação inicial e formação continuada de professores/as de Língua Portuguesa e ensino de Língua Portuguesa. Foi professor substituto de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), atuando no Ensino Médio, Superior e na Educação de Jovens e Adultos (2023-2025). É membro do grupo de pesquisas Multiletramentos no ensino de Línguas (MELP - UEMA) e do Núcleo de Estudos Críticos Linguagem (NECRIL - UFPI).

Endereço para Correspondência: Travessa 51, quadra 51-A, casa 27, Residencial Nova Terra, São José de Ribamar - Maranhão (São José de Ribamar/ Maranhão/Brasil). Cep: 65110000. Telefone: (98) 992120055

José Ribamar Lopes Batista Júnior, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste [GELNE]. Professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí [UFPI], fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual [LPT/CNPq] do Colégio Técnico de Floriano [CTF/UFPI] (Floriano/ Piauí/Brasil). Professor do Programa de Pós-greaduação em Letras da UFPI. 

Endereço para correpondência: Universidade Federal do Piauí, Laboratório de Leitura e Produção Textual/Colégio Técnico de Floriano. Rodovia BR-343 - lado ímpar Meladão 64808605 - Floriano, PI - Brasil. Telefone para contato: (89) 35221768

Ana Patrícia Sá Martins Costa, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS/RS (2020).Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. É Coordenadora e Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UEMA). É Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMA. É Pesquisadora Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na Associação Internacional De Estudos Literários E Culturais Africanos (AFROLIC), na Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), bem como a Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Coordenadora do Projeto MULTILETRAMENTOS EM REDE: formação, práticas e pesquisa em linguagens com o Portal Inter@ge Professor Primeira Fase (Financiado pelo Edital FAPEMA Universal). Bolsista Produtividade em Pesquisa da UEMA (2023-2024) e Bolsista Produtividade em Pesquisa da FAPEMA (2024-2025). Coordena pesquisas na graduação e na pós-graduação, dedicando-se, principalmente, aos temas: Formação inicial e continuada de professores; Interculturalidade e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq. 

Endereço para Correspondência: Universidade Estadual do Maranhão- CESBA, CESBA - UEMA.
PRACA JOCA REGO, PREDIO JOCA REGO CENTRO 65800000 - Balsas, MA - Brasil
Telefone: (99) 991150950



Conceição de Maria Ferreira de Macêdo, Universidade Estadual do Piauí

Docente na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É Doutoranda em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Letras (UFPI), Especialista em Libras com Docência do Ensino Superior (Faculdade Evangélica do Meio Norte), Graduada em Licenciatura em Letras Libras (UFPI) e Proficiente em Ensino de Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É vice-coordenadora do Colcha de Retalhos: Grupos de Estudos em Letramentos Acadêmicos (UFPI) e membro do Núcleo de Estudos Críticos Linguagem - NECRIL (UFPI). Atualmente desenvolve pesquisas sobre letramentos acadêmicos, Teoria do Caos e da Complexidade e pesquisa-ação no contexto do ensino superior.

Endereço para correspondência: Universidade Estadual do Piauí, Campus Floriano.
Rodovia BR-343 - lado ímpar Paraíso 64808080 - Floriano, PI - Brasil. Telefone: (89) 994705321

Dayara Coelho Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com pós-graduação em Psicopedagogia e em Pedagogia. Possui formação complementar em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com ênfase em Estratégias Naturalistas (Instituto Singular), além de capacitações voltadas à avaliação e intervenção precoce, com uso de protocolos reconhecidos como o Inventário Portage Operacionalizado (IPO) e o Modelo Denver. Atua em contextos escolares e clínicos, com foco na avaliação e intervenção de crianças com desenvolvimento atípico, dificuldades de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento. Desenvolve seu trabalho na empresa Crescer – Desenvolvimento Cognitivo e Comportamental, da qual é idealizadora, e na Clínica Recriar – Desenvolvimento Cognitivo e Funcional, espaço voltado ao acompanhamento infantojuvenil em São Luís – MA/Brasil. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UEMA), com pesquisa na área da Linguística, investigando a organização espacial da linguagem em comunidades quilombolas. Possui também vivência consolidada na Educação Básica, atuando como professora titular nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Educação Socioemocional, além de experiência em coordenação pedagógica e apoio institucional.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

Santos, C. E. de P., Batista Júnior, J. R. L., Costa, A. P. S. M., Macêdo, C. de M. F. de, & Ferreira, D. C. (2025). Ensino de leitura e escrita para pessoas com TDAH: um estado da arte sobre estratégias educacionais inclusivas. Revista Educação Especial, 38(1), e72/01–21. https://doi.org/10.5902/1984686X93021

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico