Ensino de leitura e escrita para pessoas com TDAH: um estado da arte sobre estratégias educacionais inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X93021Palavras-chave:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Estratégias pedagógicas inclusivas, Ensino de leitura e escritaResumo
Este estudo objetiva investigar as estratégias educacionais inclusivas apresentadas na literatura científica voltadas ao ensino de leitura e escrita de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando sua eficácia e aplicabilidade em contextos educacionais diversos. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como descritiva quanto aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos e qualitativa quanto à abordagem. A coleta de dados foi realizada nas plataformas Google Acadêmico e SciELO, com a seleção de artigos publicados no último decênio, compondo um estado da arte sobre o tema. Os resultados indicam a existência de uma variedade de estratégias educacionais inclusivas, tais como remediação fonológica, contextualização e motivação, leitura lenta, esquemas-guia de leitura e escrita, divisão de tarefas longas, uso de agendas e organizadores, delimitação de objetivos, ativação de conhecimentos prévios e uso de tecnologias e recursos lúdicos. Contudo, embora tais estratégias sejam promissoras, ainda carecem de aprofundamento quanto à sua aplicabilidade na prática escolar.
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