A promessa neoliberal-conservadora nas políticas curriculares para o Ensino Médio: felicidade como projeto de vida
promesa neoliberal-conservadora en las políticas curriculares del bachillerato: la felicidad como propósito de vida
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X71377Palavras-chave:
Currículo, Ensino Médio, Empreendedorismo, DiferençaResumo
A articulação entre currículo e projeto de identidade – alteridade como o mesmo – não é incomum na educação, ao mesmo tempo criando sujeitos "diferentes" e os invisibilizando. Neste texto, lidamos com uma de suas ocorrências na recente política curricular para o ensino médio e sua proposta de projetar a vida para a felicidade, entendida pela métrica do empreendedorismo e do capacitismo. Usamos a leitura de neoliberalismo como racionalidade de Wendy Brown, assumindo que o caráter mais insidioso dessa racionalidade é o seu compromisso com a eliminação da política, do dissenso e da própria democracia [porvir], produzindo normalização às custas do silenciamento e da marginalização da diferença. A crítica da política de ensino médio teve por foco o componente curricular Projeto de Vida e se concentrou em documentos produzidos pelo MEC, assim como por organizações privadas a ele ligadas. Nosso compromisso teórico ao produzir a crítica da referida política é participar da luta política por (re)significá-la e por ampliar as condições de vivibilidade para a maioria das pessoas.
Downloads
Referências
ADRIÃO, Theresa et. al: Privatização na rede estadual de ensino de Pernambuco: atores privados e programas de ensino médio integral (2005-2015). In: GARCIA, Teise. ADRIÃO, Theresa (org.): Currículo, Gestão e Oferta da Educação Básica Brasileira: incidências de atores privados nos sistemas estaduais (2005-2015). Curitiba: CRV, 2018. p.121-159.
ADVERSE, Elton. Liberdade e Governamentalidade: Foucault e a Genealogia do Liberalismo. Revista Estudos Filosóficos, n. 12, p. 16-27, 2014.
ANDERSON-LEVITT, Kathyn M. Global Flows of Competence-based Approaches in Primary and Secondary Education. Cahiers de la Recherche sur l’éducation et les savoirs, v.16, p. 47-72, 2017.
ARAÚJO, Micilane Pereira de. O público e o privado no processo de expansão da política de educação integral de Pernambuco: Uma Análise do Currículo, da Oferta Educacional e da Gestão das Escolas de Referência em Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. UFPE, 2020. Disponível em https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39684. Acesso em 10/08/2022.
BALL, Stephen J. Global education Inc.: New policy networks and the neoliberal imaginary. New York, NY: Routledge, 2012.
BARRETO, Theresa P. Projeto de Vida: objetivos e etapas para os estudantes alcançarem seus sonhos. Movimento pela Base, 2021. Disponível em: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/analise-projeto-de-vida-objetivos-e-etapas-para-os-estudantes-alcancarem-seus-sonhos/. Acesso em 01/08/2022.
BRASIL. Lei nº 13.415/2017. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Portaria nº 1432/2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Brasília, DF, 2018.
BROWN, Wendy. Undoing the Demos: Neoliberalism ́s Stealth Revolution. New York: Zone Books, 2015.
BROWN, Wendy. Cidadania Sacrificial - Neoliberalismo, capital humano e políticas de austeridade. Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2018.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith; ANASTASIOU, Athena. Dispossession: The performative in the political. Cambridge: Polity, 2013.
DAMON, William; MENON, J; BRONK, K.C. The development of purpose during adolescence. Applied Developmental Science, v.7, n. 3, p. 119-128, 2003. Doi: 10.1207/S1532480XADS0703_2
DAMON, William. The path of purpose. New York: Free Press, 2008.
DAVY, Laura. Philosophical Inclusive Design: Intellectual Disability and the Limits of Individual Autonomy in Moral and Political Theory. Hypatia, v.30, n.1, p. 132-148, 2015.
DERRIDA, Jacques. Força da lei. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
EDGOOSE, Julian Just decide! Derrida and the ethical aporias of education. In BIESTA, Gert J. e EGÉA-KUEHNE, Denise (Orgs.) Derrida & Education. Nova York: Routledge, 2001. p.119-133.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no College France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FRASER, Nancy. Do neoliberalismo progressista a Trump – e além. Política e sociedade: Revista de sociologia política, v. 17, n. 40, p.43-64, 2019.
GRANT, Gabriel B. Exploring the Possibility of Peak Individualism, Humanity’s Existential Crisis, and an Emerging Age of Purpose. Frontiers in Psychology, n. 8 (1478), p.1-11, 2017. Doi: 10.3389/fpsyg.2017.01478
KOMULAINEN, Katri; NASKALI, Paivi; KORHONEN, Maija; KESKITALO-FOLEY, Seija. Internal Entrepreneurship – a Trojan horse of the neoliberal governance of education? Finnish pre- and in-service teachers’ implementation of and resistance towards entrepreneurship education. Journal for Critical Education Policy Studies, v.9, n.1, p. 342-374, 2010.
LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
MACEDO, Elizabeth. Mas a escola não tem que ensinar?: Conhecimento, reconhecimento e alteridade na teoria do currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 539-554, 2017.
MACEDO, Elizabeth. A educação e a urgência de desbarbarizar o mundo. E-curriculum, n. 17, p.1101-22, 2019a.
MACEDO, Elizabeth. National curriculum in Brazil: Between accountability and social justice. Curriculum Perspectives, n. 39, p. 187–191, 2019b.
MAGALHÃES, Marcos. A. A juventude brasileira ganha uma nova escola de Ensino Médio. Pernambuco cria, experimenta e aprova. São Paulo: Albatroz, 2008.
MILLER, Janet L.; MACEDO, Elizabeth (2018). Curriculum public policies: Autobiography and relational subject. Práxis Educativa, v. 13, n. 3, p. 948–965, 2018. http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0018
MOUFFE, Chantal. La paradoja democratica. Buenos Aires: Gadisa, 2013.
SILVA, Marco Antonio Morgado; DANZA, Hanna Cebel. Projeto de vida e identidade: Articulações e implicações para a educação. Educação em Revista, v. 38, p. 1-21, 2022. Doi: 10.1590/0102-469835845
SCURO, Jennifer. Addressing Ableism: Philosophical Questions Via Disability Studies. Maryland: Lexington Books, 2018.
SILVA, Marco Antonio Morgado; ARAÚJO, Ulisses Ferreira. Self moral e identidade moral: integração entre perspectivas. Psicologia USP, v. 31, e200055, p.1-10, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).