A promessa neoliberal-conservadora nas políticas curriculares para o Ensino Médio: felicidade como projeto de vida

promesa neoliberal-conservadora en las políticas curriculares del bachillerato: la felicidad como propósito de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71377

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Médio, Empreendedorismo, Diferença

Resumo

A articulação entre currículo e projeto de identidade – alteridade como o mesmo – não é incomum na educação, ao mesmo tempo criando sujeitos "diferentes" e os invisibilizando. Neste texto, lidamos com uma de suas ocorrências na recente política curricular para o ensino médio e sua proposta de projetar a vida para a felicidade, entendida pela métrica do empreendedorismo e do capacitismo. Usamos a leitura de neoliberalismo como racionalidade de Wendy Brown, assumindo que o caráter mais insidioso dessa racionalidade é o seu compromisso com a eliminação da política, do dissenso e da própria democracia [porvir], produzindo normalização às custas do silenciamento e da marginalização da diferença. A crítica da política de ensino médio teve por foco o componente curricular Projeto de Vida e se concentrou em documentos produzidos pelo MEC, assim como por organizações privadas a ele ligadas. Nosso compromisso teórico ao produzir a crítica da referida política é participar da luta política por (re)significá-la e por ampliar as condições de vivibilidade para a maioria das pessoas.

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Biografia do Autor

Elizabeth Fernandes de Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Marlon Silveira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Macedo, E. F. de, & Silva, M. S. da. (2022). A promessa neoliberal-conservadora nas políticas curriculares para o Ensino Médio: felicidade como projeto de vida: promesa neoliberal-conservadora en las políticas curriculares del bachillerato: la felicidad como propósito de vida. Revista Educação Especial, 35, e55/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X71377

Edição

Seção

Dossiê: A Educação Especial e inclusiva no contexto neoconservador: problematizações sobre o processo de (des)democratização