Neoconservadorismo e arcaísmos no neoliberalismo: implicações para a corrosão da inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71319

Palavras-chave:

Neoconservadorismo, Neoliberalismo, Inclusão escolar

Resumo

O artigo investiga a relação existente entre neoconservadorismo e neoliberalismo para sustentar a hipótese de que todo sujeito deficiente ou socialmente excludente é uma crítica encarnada ao neoliberalismo, logo, sujeitos insuportáveis. Parte-se da concepção que suas singularidades somáticas e existenciais engendram eficiências diferentes aos padrões das competências e das habilidades neoliberais. O neoliberalismo não pode suportar nem aceitar tal perspectiva e faz uso do neoconservadorismo como estratégia conveniente para rechaçar as multiplicidades existenciais por intermédio de uma série de estigmatização. Será na análise dos arcaísmos que se pode melhor compreender o funcionamento deste neoconservadorismo e as razões pelas quais as políticas públicas de inclusão escolar devem ser corroídas e exterminadas. Para tanto, dois eixos de análises são desenvolvidos. No primeiro, investiga-se a relação entre neoconservadorismo e arcaísmos no neoliberalismo, ressaltando como ambos requerem subjetividade conservadora. Em seguida, avança-se na compreensão de como a modelização subjetiva neoliberal alcança seus sujeitos dentro e fora dos muros da escola, porém, para destruir a inclusão escolar. Ao cabo, o artigo sustenta algumas razões por que ainda é preciso defender a inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Professor pós-doutor da Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

Jonas Rangel de Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP

Doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Carvalho, A. F. de, & Almeida, J. R. de. (2022). Neoconservadorismo e arcaísmos no neoliberalismo: implicações para a corrosão da inclusão escolar. Revista Educação Especial, 35, e60/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X71319

Edição

Seção

Dossiê: A Educação Especial e inclusiva no contexto neoconservador: problematizações sobre o processo de (des)democratização