A autonomia da pessoa com deficiência intelectual: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68742

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Deficiência Intelectual, Autonomia.

Resumo

A autonomia da pessoa com deficiência é um assunto relevante para os campos da educação, da psicologia e dos direitos humanos. O objetivo deste artigo é caracterizar estudos teóricos e empíricos que orientam uma discussão sobre o tema da autonomia da pessoa com deficiência intelectual. Nesse sentido, apresenta-se uma revisão narrativa da literatura cobrindo 18 artigos publicados no período de 2010 a 2020. Os trabalhos analisados foram organizados em três categorias: perspectivas teóricas; público participante do estudo; e concepção de autonomia. Os resultados da revisão mostraram que dois referenciais teóricos se destacaram: os Estudos da Deficiência e a Teoria da Autodeterminação. Os artigos analisados deram relevância à perspectiva das interdependências como fundamento da discussão sobre a autonomia. Desse modo, argumenta-se que as relações de cuidado e apoio têm papel fundamental no desenvolvimento e incentivo da autonomia da pessoa com deficiência intelectual. Concluiu-se que, nos últimos anos, a perspectiva dada aos Estudos da Deficiência para as interdependências vem fomentando o debate da autonomia da pessoa com deficiência intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camyla Antonioli, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Doutoranda na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Zena Eisenberg, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Professora doutora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

BARBOSA-FOHRMANN, Ana Paula; ARAÚJO, Luana Adriano. As autonomias das pessoas com deficiências intelectuais e cognitivas graves. In. Teixeira, Ana Carolina Brochado; Menezes, Joyceane Bezerra de. Gênero, vulnerabilidade e autonomia Gênero, vulnerabilidade e autonomia: repercussões jurídicas. Indaiatuba, SP: Editora Foco, 2020. Kindle Edition.

Bissoto, M. L. (2014). Deficiência intelectual e processos de tomada de decisão: estamos enfrentando o desafio de educar para a autonomia? Educação Unisinos, 18(1), 3–12. doi: 10.4013/edu.2014.181.01

BJÖRNSDÓTTIR, Kristín; STEFÁNSDÓTTIR; STEFÁNSDÓTTIR, Guðrún Valgerður. Ástríður. “It’s my life”: Autonomy and people with intellectual disabilities. Journal of Intellectual Disabilities, v. 19, n. 1, p. 5–21, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1744629514564691>. Acesso em: 19 de abr. 2021.

BJÖRNSDÓTTIR, Kristín; STEFÁNSDÓTTIR, Ástríður; STEFÁNSDÓTTIR, Guðrún Valgerður. People with Intellectual Disabilities Negotiate Autonomy, Gender and Sexuality. Sexuality and Disability, vol. 35, no. 3, p. 295–311, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11195-017-9492-x>. Acesso em: 29 de jan. 2021.

Brock, M. E., Biggs, E. E., Carter, E. W., Cattey, G. N., & Raley, K. S. (2016). Implementation and Generalization of Peer Support Arrangements for Students With Severe Disabilities in Inclusive Classrooms. Journal of Special Education, 49(4), 221–232. doi: 10.1177/0022466915594368

BROCK, Matthew E; SCHAEFER, John M; SEAMAN, Rachel L. Self-Determination and Agency for All: Supporting Students with Severe Disabilities. Theory Into Practice, vol. 59, no. 2, p. 162–171, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/00405841.2019.1702450>. Acesso em: 29 de jan. 2021.

CASTILLO, Francisco Gusmán; MARTÍN, Mario Toboso; CABRERO, Javier Romañach. Fundamentos éticos para la promoción de la autonomía: hacia una ética de la interdependencia. Alternativas, no 17, p. 45-61, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.14198/ALTERN2010.17.3>. Acesso em: 19 de abr. 2021.

CONTINO, Martín. La autonomía en el territorio de la discapacidad. Revista Crítica, n. 3, p. 12-27, 2017. Disponível em: <https://criticapsicologia.unr.edu.ar/wp-content/uploads/2018/12/La-autonomia-en-el-territorio-de-la-discapacidad-Contino.pdf >. Acesso em: 29 de jan. 2021.

Davy, Laura. Philosophical inclusive design: Intellectual disability and the limits of individual autonomy in moral and political theory. Hypatia, 30(1), 132–148. 2015. Disponível em:<https://doi.org/10.1111/hypa.12119>. Acesso em: 19 de abr. 2021.

DAVY, Laura. Between an ethic of care and an ethic of autonomy: negotiating relational autonomy, disability, and dependency. Angelaki Journal of the Theoretical Humanities, v. 24, n. 3, p. 101–114, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/0969725X.2019.1620461>. Acesso em: 19 de abr. 2021.

DOREN, Bonnie; KANG, Hyun Ju. Autonomy, self-realization, and self-advocacy and the school-and career-related adjustment of adolescent girls with disabilities. Career Development and Transition for Exceptional Individuals, v. 39, n. 3, p. 132–143, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/2165143415574875>. Acesso em 19 de abr. 2021.

DOWLING, Sandra. et al. Managing relational autonomy in interactions: People with intellectual disabilities. Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities, vol. 32, no. 5, p. 1058–1066, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/jar.12595>. Acesso em: 29 de jan. 2021.

DUARTE, Cintia Perez; VELLOSO, Renata de Lima. Linguagem e comunicação de pessoas com deficiência intelectual e suas contribuições para a construção da autonomia. Inclusão Social, v. 10, n. 2, p. 88–96, 2017. Disponível em:<http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4034>. Acesso em: 19 abr. 2021.

FRIELINK, Noud; SCHUENGEL, Carlo; EMBREGTS, Petri J. C. M. Autonomy support, need satisfaction, and motivation for support among adults with intellectual disability: Testing a self-determination theory model. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, v. 123, n. 1, p. 33–49, 2018. Disponível em:<https://doi.org/10.1352/1944-7558-123.1.33>. Acesso em 19 de abr. 2021.

GALLEGO, Diego Carmona. Autonomía e interdependencia. La ética del cuidado en la discapacidad. Revista Humanidades, v. 10, n. 2, p. 1-18, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15517/h.v10i2.41154>. Acesso em: 29 de jan. 2021.

GAUDENZI, Paula; ORTEGA, Francisco. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciênc. saúde coletiva, [online], v. 21, n. 10, p. 3061-3070, out. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.16642016>. Acesso em: 29 de jan. 2021.

GILMORE, Linda. et al. Understanding Maternal Support for Autonomy in Young Children with Down Syndrome. Journal of Policy and Practice in Intellectual Disabilities, vol. 13, no. 2, p. 92–101, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/jppi.12163>. Acesso em: 29 de jan. 2021.

HARRIS, James C. Developmental Perspective on the Emergence of Moral Personhood. In: KITTAY, Eva Feder; CARLSON, Licia. Cognitive Disability and Its Challenge to Moral Philosophy. Metaphilosophy. 2010. p. 55-73.

MAULEON, Xabier Etceberria. Autonomía y Decisiones de Representación/Sustitución en Personas con Discapacidad Intelectual. Perspectiva Ética. Siglo Cero: Revista Española sobre Discapacidad Intelectual, v. 47, n. 1, p. 55-66, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.14201/scero201615566>. Acesso em: 19 de abr. 2021.

MOREIRA, Flavia Daniela dos Santos. PACT: Programa de comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 256 p. 2021.

PEDRINELLI, Verena Junghähnel. et al. A bioecological perspective of human development on autonomy of an athlete with intellectual disability. Revista de Psicologia del Deporte, v. 27, n. 4, p. 9–14, 2017. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/2018-28945-001>. Acesso em: 19 de abr. 2021.

SÁ, Miriam Ribeiro Calheiros de. et al. De toda maneira tem que andar junto: ações intersetoriais entre saúde e educação para crianças vivendo com a síndrome congênita do vírus Zika. Cadernos de Saúde Pública, n. 12, v. 35, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311x00233718>. Acesso em: 29 de jan. 2021.

VENCATO, Letiara da Silva; WENDLING, Maria Isabel. A Percepção da Família sobre o Desenvolvimento da Autonomia nas Pessoas com Deficiência Intelectual. Revista Universo Psi. v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/psi/article/view/1337/839>. Acesso em: 19 de abr. 2021.

WANG, Katie; DOVIDIO, John F. Disability and Autonomy: Priming Alternative Identities. Rehabiliiation Psychology, v. 56, n. 2, p. 123-127, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1037/a0023039>. Acesso em: 19 de abr. 2021.

KITTAY, Eva Fender; CARLSON, Licia; Introduction: Rethinking Philosophical Presumptions in Light of Cognitive Disability. In: KITTAY, Eva Feder; CARLSON, Licia. Cognitive Disability and Its Challenge to Moral Philosophy. Metaphilosophy. 2010. p. 1-27.

KITTAY, Eva Feder; JENNINGS, Bruce; WASUNNA, Angela A. Dependency, Difference and the Global Ethic of Longterm Care. Journal of Political Philosophy, v. 13, n. 4, p. 443–469, 14 Nov. 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1467-9760.2005.00232.x>. Acesso em: 29 de jan. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Antonioli, C., & Eisenberg, Z. (2023). A autonomia da pessoa com deficiência intelectual: uma revisão de literatura . Revista Educação Especial, 36(1), e40/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X68742

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.