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Ambientes físicos inclusivos a crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68331

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Arquitetura sensorial, Desenho universal

Resumo

O presente artigo objetiva investigar quais características físicas podem auxiliar na concepção de ambientes inclusivos a crianças com Transtorno do Espectro Autista, de maneira a auxiliar na diminuição de crises comportamentais e no desenvolvimento de novas habilidades e competências. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, objetivando sistematizar estudos publicados entre 2011 e 2021 que abordam sugestões espaciais para a concepção de ambientes inclusivos a crianças com TEA. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES. Foram encontrados 540 artigos. Aplicados os critérios de exclusão, foram analisados 42 artigos na íntegra. Por fim, 22 artigos foram incluídos no escopo da revisão. Os resultados dos estudos foram categorizados em cinco temáticas: legibilidade espacial; organização em compartimentos; zoneamento sensorial; diversidade de configurações espaciais; e segurança. A análise de dados evidenciou o protagonismo do controle sensorial do ambiente para sua adequação às necessidades de crianças dentro do espectro. Identificou-se a demanda por novos estudos empíricos com foco na intervenção física e sensorial e na e avaliação de espaços inclusivos ao autismo, abrangendo maior amostra populacional em seu corpo de análise.

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Biografia do Autor

Mariana Ribeiro de Castro, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Mestranda na Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil.

Karla Patrícia Martins Ferreira, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Professora pós-doutora da Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2022-03-30

Versões

Como Citar

Castro, M. R. de, & Ferreira, K. P. M. (2022). Ambientes físicos inclusivos a crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, 35, e15/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X68331