Ambientes físicos inclusivos a crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68331

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Arquitetura sensorial, Desenho universal

Resumo

O presente artigo objetiva investigar quais características físicas podem auxiliar na concepção de ambientes inclusivos a crianças com Transtorno do Espectro Autista, de maneira a auxiliar na diminuição de crises comportamentais e no desenvolvimento de novas habilidades e competências. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, objetivando sistematizar estudos publicados entre 2011 e 2021 que abordam sugestões espaciais para a concepção de ambientes inclusivos a crianças com TEA. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES. Foram encontrados 540 artigos. Aplicados os critérios de exclusão, foram analisados 42 artigos na íntegra. Por fim, 22 artigos foram incluídos no escopo da revisão. Os resultados dos estudos foram categorizados em cinco temáticas: legibilidade espacial; organização em compartimentos; zoneamento sensorial; diversidade de configurações espaciais; e segurança. A análise de dados evidenciou o protagonismo do controle sensorial do ambiente para sua adequação às necessidades de crianças dentro do espectro. Identificou-se a demanda por novos estudos empíricos com foco na intervenção física e sensorial e na e avaliação de espaços inclusivos ao autismo, abrangendo maior amostra populacional em seu corpo de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ribeiro de Castro, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Mestranda na Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil.

Karla Patrícia Martins Ferreira, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Professora pós-doutora da Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, p. 162, 2015.

ALMEIDA, Simone Saraiva de Abreu et al. Transtorno do Espectro Autista. Residência Pediátrica. v. 8, n. 1, p. 72-78, 2018.

ALTENMÜLLER-LEWIS, Ulrike. Designing Schools for Students on the Spectrum. The Design Journal, v. 20, n. 1, p. 215-229, 2017.

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5ª ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013.

BAILEY, Julie; BAKER, Sara. A synthesis of the quantitative literature on autistic pupils’ experience of barriers to inclusion in mainstream schools. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 20, p. 291-307, 2020.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in. Psychology, v. , n. 2, p. 77-10, 2006.

CAVALCANTE, Sylvia; ELIAS, Terezinha Façanha. Apropriação. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, ‪Gleice Azambuja. (Org.). Temas Básicos em Psicologia Ambiental. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p. 63-69.‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

CLARK, Megan; ADAMS, Dawn. Parent perspectives of what helps and hinders their child on the autism spectrum to manage their anxiety. Clinical Psychologist, v. 24, n. 2, p. 1-14, 2020.

DAWSON, Geraldine; ZANOLI, Kathleen. Early intervention and brain plasticity in autism. Novartis Foundation symposium, v. 251, p. 266-297, 2003.

ELALI, Gleice Azambuja; PINHEIRO, José de Queiroz. Wayfinding. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, ‪Gleice Azambuja. (Org.). Psicologia ambiental: Conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. Rio de Janeiro: Vozes, 2018. p. 250-260.‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

GHAZALI, Roslinda et al. Determinant Factors of Sensory in Creating Autism Learning Environment. Environment-Behaviour Proceedings Journal, v. 6, n. 16, p. 113-117, 2021.

GOODALL, Craig. How do we create ASD-friendly schools? A dilemma of placement. Support for Learning, v. 30, n. 4, p. 305-326, 2015.

GRANDIN, Temple. O cérebro autista. (11a ed.). Rio de Janeiro: Record, 2019.

HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; KUHNEN, Ariane; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Cognição ambiental. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, ‪Gleice Azambuja. (Org.). Temas Básicos em Psicologia Ambiental. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p. 63-69.‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

KANAKRI, Shireen et al. An observational study of classroom acoustical design and repetitive behaviors in children with autism. Environment and Behavior, v. 49, n. 8, p. 847-873, 2017a.

KANAKRI, Shireen et al. Noise and autism spectrum disorder in children: An exploratory survey. Research in Developmental Disabilities, v. 63, p. 85-94, 2017b.

KINNEALEY, Moya et al. Effect of classroom modification on attention and engagement of students with autism or dyspraxia. The American Journal of Occupational Therapy, v. 66, p. 511-519, 2012.

KOLLER, Silvia; COUTO, Maria Clara P. de Paula; HOHENDORFF, Jean Von. Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

KUHANECK, Heather Miller; KELLEHER, Jaqueline. The classroom sensory environment assessment as an educational tool for teachers. Journal of Ocupacional Therapy, Schools & Early Intervention, v. 11, n. 2, p. 161-171, 2018.

MARTIN, Nicola et al. The sensory school: working with teachers, parents and pupils to create good sensory conditions. Advances in Autism, v. 5, n. 2, p. 131-140, 2019.

MCALLISTER, Keith; SLOAN, Sean. Designed by the pupils, for the pupils: an autism-friendly school. British Journal of Special Education, v. 43, n. 4, p. 330-357, 2016.

MEY, See Ching; CHENG, Lee Mui; CHING, Lee Woey. The effect of a multisensory program on children with autism. International Journal of Child Development and Mental Health, v. 3, n. 2, p. 36-47, 2015.

MOSTAFA, Magda. An architecture for autism: Concepts of design intervention for the autistic user. International Journal of Architectural Research, v. 2, n. 1, p. 189-211, 2008.

MOSTAFA, Magda. Architecture for autism: Autism ASPECTSS™ in school design. International Journal of Architectural Research, v. 8, n. 1, p. 143-158, 2014a.

MOSTAFA, Magda. An architecture for autism: Application of the autism ASPECTSS™ design index to home environments. The International Journal of the Constructed Environment, v. 4, n. 2, p. 23-39, 2014b.

MOSTAFA, Magda. Built environment performance in accordance to the autism ASPECTSS™ design index. Design príncipes and practices: An international journal, v. 8, p. 53-72, 2015.

MOSTAFA, Magda. Designing for autism: An ASPECTSS™ post-occupancy evaluation of learning environments. International Journal of Architectural Research, v. 12, n. 3, p. 308-326, 2018.

NAGIB, Wasan; WILLIAMS, Allison. Toward an autism-friendly home environment. Housing Studies, v. 32, n. 2, p. 1-28, 2016.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha Informativa - Transtorno do Espectro Autista. Brasília: OPAS/OMS, 2017.

OWEN, Ceridwen; MCCANN, Damhnat. Transforming Home: parents’ experiences of caring for children on the autism spectrum in Tasmania, Australia. Housing Studies, v. 33, n. 5, p. 734-758, 2018.

PILLER, Aimee; PFEIFFER, Beth. The sensory environment and participation of preschool children with Autism Spectrum Disorder. Occupation, Participation and Health, v. 36, n. 3, p. 103-111, 2016.

RUTHERFORD, Marion et al. Visual supports at home and in the community for individuals with autism spectrum disorders: A scoping review. Autism, v. 24, n. 2, p, 447-469, 2020.

SHABHA, Ghasson; GAINES, Kristi. A comparative analysis of transatlantic design interventions for therapeutically enhanced learning environments – Texas vs West Midlands. Facilities, v. 31, n. 13/14, p. 634-658, 2012.

SCHIAVONE, Nicole et al. Caregiver strategies to enhance participation in children with Autism Spectrum Disorder. OTJR: Occupation, Participation and Health, v. 38, n. 4, p. 235-244, 2018.

Downloads

Publicado

2022-03-30 — Atualizado em 2022-04-13

Versões

Como Citar

Castro, M. R. de, & Ferreira, K. P. M. (2022). Ambientes físicos inclusivos a crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, 35, e15/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X68331 (Original work published 30º de março de 2022)