O atendimento educacional especializado na constituição do autoconceito de pessoa superdotada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67141

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Atendimento Educacional Especializado, Habilidades Socioemocionais.

Resumo

Este artigo é recorte de uma pesquisa e tem como objetivo traçar relações entre o atendimento educacional especializado e a construção de uma identidade de pessoa superdotada. Os participantes foram quatro superdotados, com idade entre 19 e 22 anos, dois rapazes e duas moças, dois alunos oriundos do ensino público e dois que cursaram a educação básica em instituições privadas. Todos realizaram processo investigativo de potencial cognitivo antes de finalizar a etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu em modo remoto. Os instrumentos foram questionários e inventários, bem como relatórios de avaliação dos participantes, sendo que a entrevista semiestruturada forneceu os dados que basearam as análises presentes nesse artigo. Foi possível apurar a importância da participação no atendimento educacional especializado, no que diz respeito ao desenvolvimento de elementos tais como autoconceito, autorreferência e senso de pertencimento. Ainda foi possível verificar que o precoce senso de identidade do superdotado pode ser entendido como fator protetivo ao seu desenvolvimento socioemocional. O atendimento educacional especializado, entendido como suporte social, também pode ser colaborador no desenvolvimento das habilidades sociais. Por fim, compreendeu-se que, nos casos descritos, a superdotação pôde ser compreendida como um fator de proteção ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais no jovem superdotado adulto.

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Biografia do Autor

Christianne Rocio Storrer Oliveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Maria de Fatima Joaquim Minetto, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professora doutora da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Oliveira, C. R. S., & Minetto, M. de F. J. (2021). O atendimento educacional especializado na constituição do autoconceito de pessoa superdotada. Revista Educação Especial, 34, e63/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X67141

Edição

Seção

Dossiê: Atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas inclusivas