Uma reflexão sobre práticas violentas no processo de escolarização de surdos oralizados usuários de aparelho auditivo de amplificação sonora
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X66812Palavras-chave:
bullying, escola, surdezResumo
O fenômeno bullying é uma subespécie de violência entre pares, complexo e multidimensional. Dentre os tipos específicos de violência, destaca-se neste estudo a violência praticada contra a pessoa deficiente, em contexto escolar, como uma das possibilidades a dificuldade da sociedade lidar com os diferentes. Assim como outros estudantes, os surdos são sujeitos passíveis de sofrerem bullying. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar se o fenômeno bullying fez ou faz parte do cotidiano escolar de adolescentes surdos oralizados e usuários de aparelho auditivo de amplificação sonora individual, pacientes de um Serviço de Saúde Auditiva do Espírito Santo- ES. A amostra era composta de adolescentes com idades entre 12 e 18 anos. Estes responderam um formulário desenvolvido no Google Forms, composto por 40 questões, 1 aberta e 39 fechadas, organizadas em 3 sessões. Após a coleta, no que se refere aos aspectos quantitativos, os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 25 para Windows. A análise qualitativa foi encaminhada a partir dos três temas apresentados no formulário de coleta de dados. Estudos sobre a incidência de bullying indicam uma alta prevalência desse fenômeno em contexto escolar, porém, essa tendência não foi verificada no presente trabalho cuja amostra contemplou estudantes surdos. Acredita-se que a baixa incidência de bullying junto a amostra investigada pode ser devido ao número relativamente baixo de participantes surdos que aceitaram participar da pesquisa. Quando a prática de bullying foi mencionada, as formas de agressão mais frequentes foram a verbal, seguida da física e material, psicológica e o cyberbullying.
Downloads
Referências
ABADIO DE OLIVEIRA, Wanderlei; DA SILVA, Jorge Luiz; MARIANO YOSHINAGA, Andréa Cristina; IOSSI SILVA, Marta Angélica. Interfaces entre família e bullying escolar: uma revisão sistemática. Psico-USF, Universidade São Francisco. São Paulo, Brasil. Vol. 20, n. 1, p. 121-132, janeiro-abril, 2015.
ABADIO DE OLIVEIRA, Wanderlei et al. Causas do bullying: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Vol. 23, n.2, p. 275- 282, março-abril, 2015.
BENTO, Ricardo Ferreira. Tratado de otologia. p 61-65, Edusp, 1998.
BRASIL. Lei nº 13 185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano CLII 213, p. 1, 9 nov. 2015.
DECLARAÇÃO, DE SALAMANCA. Necessidades Educativas Especiais–NEE. In: Conferência Mundial sobre NEE: Acesso em: Qualidade–UNESCO. Salamanca/Espanha: UNESCO. 1994.
ERNSEN, Bruno Pierin. Bullying e Surdez no Contexto Escolar. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, 2016.
ESPOTE, Roberta; SERRALHA, Conceição Aparecida; SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica. Psico-USF, v. 18, n. 1, p. 77-88, 2013.
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. rev.e ampl. Campinas, São Paulo: Verus editora, 2005.
FANTE, Cleo. (2008) O fenômeno bullying e as suas consequências psicológicas. Disponível em: https://www.colegio-santaclara.com.br/disciplinas/ER/Ficha6_Sobre_BULLYING_6o_ano.pdf Acesso em: 27 de agosto de 2019.
FERREIRA, Emerson Benedito; NEVES, Fernando Frachone. O Problema do Bullying no Brasil. Nucleus, Vol.14, n.1, p. 55-66, abril, 2017.
FREIRE, Isabel P.; SIMÃO, Ana M. Veiga; FERREIRA, Ana S. O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico-um questionário aferido para a população escolar portuguesa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 157-183, 2006.
GUISSO, Luciane. (2016). Bullying e suas implicações com base na compreensão relacional sistêmica. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0974 Acesso em 27 de agosto de 2019.
LOPES NETO, Aramis A. Bullying comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, Brasil. Vol. 81, n. 5(Supl.), 2005.
MELLO, A.G. Especificidades da violência contra pessoas com deficiência auditiva. In.: Violência contra pessoas com deficiência. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2014 (Caderno de Estudos).
MINAYO, MCS. Conceitos, teorias e tipologias de violência: a violência faz mal à saúde individual e coletiva. In: Sousa ER, organizadores. Curso impactos da violência na saúde. Rio de Janeiro: EAD/ENSP; 2007.
OLWEUS, Dan. Questionário Olweus revisado para agressores / vítimas. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 1996.
PEREIRA, Sônia Maria de Souza. Bullying e suas implicações no ambiente escolar. Revista FACED, Salvador, n.15, janeiro - julho, 2009.
PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
PIGOZI, Pamela Lamarca; MACHADO, Ana Lúcia. Bullying na adolescência: visão panorâmica no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Vol. 20, n.11, p. 3509-3522, 2015.
QUILES, Raquel Elizabeth Saes. Educação de surdos em Mato Grosso do Sul: desafios da educação bilíngue e inclusiva. 2015. Tese de Doutorado. UFSCar.
REIS, Laura Jane de Toledo Setani; OMODEI, Juliana Dalbem. Educação inclusiva e bullying: a visão do outro. Educação, Artes e Inclusão. Vol.11, n. 2, p.120-140, 2015.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
SILVA, Carla Elizabeth da et al. Violência entre pares: um estudo de caso numa escola pública de Esteio/RS. Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n. 1, p. 83-93, 2012.
SLOBODZIAN, Lucia; HUBNER, Ceres America Ribas. Bullying no contexto escolar: possibilidades de intervenção, 2016.
SOUZA, Christiane Pantoja de; ALMEIDA, Léo César Parente de. Bullying em ambiente escolar. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, Vol.7, n.12, p.179-190, 2011.
TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; MELLO, Anahi Guedes de. Nem toda pessoa cega lê em Braille nem toda pessoa surda se comunica em língua de sinais. Educação e Pesquisa, v. 33, p. 369-386, 2007.
ZENTARSKI, Leni de Oliveira Freitas; DA SILVA, Mirian Gabriella Gomes. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Revista Saberes da UNIJIPA, Ji-Paraná, n.4, p.1-34, julho de 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).