Sala de aula inclusiva: de que forma os alunos sem deficiência compreendem as relações com um aluno com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66706

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Teoria Sócio-Histórico Cultural, Aluno com deficiência

Resumo

Muito se tem produzido sobre o impacto da inserção de um aluno com deficiência numa escola regular, entendendo suas especificidades educacionais, as adaptações pedagógicas e de materiais necessárias, formações de professores e políticas públicas que garantam este direito. Diante deste contexto, esta pesquisa procurou investigar de que maneira os alunos sem deficiência reagem e compreendem as relações da sala de aula com um aluno com deficiência, tendo como campo de pesquisa duas salas de aula de Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada na Grande São Paulo. A fundamentação teórica escolhida para auxiliar neste caminho é a Teoria Sócio-Histórica Cultural, desenvolvida por L. S. Vygotsky (1924-1934), tendo como metodologia a Pesquisa Crítica de Colaboração (Magalhães, 2006) que tem o intuito de organizar pesquisas que tenham atividades transformadoras e reflexivas, além de ser o pesquisador um participante ativo do processo de pesquisa. Para isso, foram usadas duas ferramentas: entrevistas semiestruturadas, e Sessões Reflexivas realizadas a partir de atividades norteadoras com os alunos de 6 a 11 anos. Os resultados da pesquisa ocorreram pela minuciosa escuta com alunos sem deficiência que apontaram os inúmeros benefícios que o convívio na diversidade oferece para todos os envolvidos, entre eles: os alunos se reconhecerem como mediadores dos processos de desenvolvimento dos colegas com deficiência, tornando-se seus pares mais experientes, colocando-os em situação de protagonismo. Fica evidente como os alunos são afetados pela convivência com a colega com deficiência, que os transforma e é transformada por eles.

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Biografia do Autor

Márcia Honora, Universidade Federal de São Paulo

Doutora pela UNIFESP no Programa Educação e Saúde: da infância à adolescência com bolsa de fomento Capes. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Pós Graduação em Libras na modalidade EAD pela Faculdade Dom Bosco. Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2005).

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Publicado

2023-08-09

Como Citar

Honora, M. (2023). Sala de aula inclusiva: de que forma os alunos sem deficiência compreendem as relações com um aluno com deficiência. Revista Educação Especial, 36(1), e47/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X66706