Análise das produções científicas acerca de recursos pedagógicos acessíveis da tabela periódica utilizados no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X48149

Palavras-chave:

Recursos pedagógicos, tabela periódica, surdos.

Resumo

A tabela periódica é um recurso pedagógico utilizado pelos professores como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de inúmeros conceitos químicos. Edificá-la como um recurso acessível é condição para a aprendizagem de alunos com surdez em aulas de química. Neste artigo, fruto de um estudo de revisão sistemática, realizamos uma busca de artigos sobre a temática tabela periódica para alunos surdos, com enfoque na existência de termos relacionados aos elementos químicos em LIBRAS e recursos pedagógicos acessíveis para o ensino deste conceito científico, no período de 2015 a 2019. A análise das publicações evidencia que são ainda incipientes os recursos para o ensino da tabela periódica ao público surdo. Os materiais existentes se constituem em recursos que buscam pela via visual a apresentação dos conceitos mediados por intérpretes em LIBRAS. No que tange a existência de sinais, o estudo identificou apenas oito, número inexpressivo frente ao quantitativo de termos químicos que este conceito envolve. Os resultados apontam para a emergência da proposição de sinais para este conceito químico, de forma a oportunizar aos estudantes surdos o acesso a este importante campo epistêmico.

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Biografia do Autor

Lucas Maia Dantas, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestrando na Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora doutora na Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Amélia Rota Borges de Bastos, Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora doutora na Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil.

Felipe Vasconcelos Farias Aragão, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Graduado na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

Dantas, L. M., Barwaldt, R., Bastos, A. R. B. de, & Aragão, F. V. F. (2020). Análise das produções científicas acerca de recursos pedagógicos acessíveis da tabela periódica utilizados no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. Revista Educação Especial, 33, e56/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X48149

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico