<b>De Cadernos de Educação Especial a Revista Educação Especial: uma análise dos últimos 5 anos (2002 - 2006)</b>
Resumo
O presente artigo é o relato de uma pesquisa realizada em um periódico na área de Educação Especial. O objetivo da pesquisa foi descrever o perfil geral de um periódico na área da Educação Especial, o periódico escolhido foi: a "Revista Educação Especial". Assim, para iniciarmos o trabalho realizamos um mapeamento do número de volumes, de artigos e de páginas dos últimos cinco anos (2002 - 2006), para dar seguimento da atividade realizamos a análise a partir de três variáveis: Palavras-chave, autores e tipos de artigos. No período analisado foram 10 volumes, 41 instituições, 108 artigos, 186 autores e 348 palavras-chaves. Alguns resultados: 1) As temáticas predominantes no período foram: Inclusão e Altas Habilidades/ Superdotação; 2) A maioria dos autores é do Rio Grande do Sul; 82 autores são da Universidade Federal de Santa Maria; 3) 50 trabalhos foram publicados individualmente; 4) 60 dos 108 artigos são relatos de pesquisa, e 40 artigos são teóricos. Assim, conseguimos ter uma visão geral da revista nos últimos 5 anos, destacando as tendências de pesquisa e publicação nesse periódico, destacando a relevância desse periódico no atual cenário da Educação Especial no país.
Palavras-chave: Educação Especial. Periódico Científico. Revista Educação Especial.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).