<b>De Cadernos de Educação Especial a Revista Educação Especial: uma análise dos últimos 5 anos (2002 - 2006)</b>

Autores

  • Lúcia Maria Santos Tinós Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Ribeirão Preto, São Paulo
  • Sabrina Fernandes de Castro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo é o relato de uma pesquisa realizada em um periódico na área de Educação Especial. O objetivo da pesquisa foi descrever o perfil geral de um periódico na área da Educação Especial, o periódico escolhido foi: a "Revista Educação Especial". Assim, para iniciarmos o trabalho realizamos um mapeamento do número de volumes, de artigos e de páginas dos últimos cinco anos (2002 - 2006), para dar seguimento da atividade realizamos a análise a partir de três variáveis: Palavras-chave, autores e tipos de artigos. No período analisado foram 10 volumes, 41 instituições, 108 artigos, 186 autores e 348 palavras-chaves. Alguns resultados: 1) As temáticas predominantes no período foram: Inclusão e Altas Habilidades/ Superdotação; 2) A maioria dos autores é do Rio Grande do Sul; 82 autores são da Universidade Federal de Santa Maria; 3) 50 trabalhos foram publicados individualmente; 4) 60 dos 108 artigos são relatos de pesquisa, e 40 artigos são teóricos. Assim, conseguimos ter uma visão geral da revista nos últimos 5 anos, destacando as tendências de pesquisa e publicação nesse periódico, destacando a relevância desse periódico no atual cenário da Educação Especial no país.

Palavras-chave: Educação Especial. Periódico Científico. Revista Educação Especial.

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Como Citar

Tinós, L. M. S., & Castro, S. F. de. (2011). <b>De Cadernos de Educação Especial a Revista Educação Especial: uma análise dos últimos 5 anos (2002 - 2006)</b>. Revista Educação Especial, (30), 183. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4055

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua