A educação especial na formação do pedagogo da classe hospitalar: uma questão a ser discutida

Sheila Maria Mazer, Lúcia Maria Santos Tinós

Resumo


O presente estudo tem como objetivo discutir se é necessária a formação em Educação Especial, como aponta a legislação, para a atuação do pedagogo na Classe Hospitalar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de fundamentação fenomenológica, que buscou, por meio de entrevistas com duas professoras que atuam em Classe Hospitalar, analisar e discutir a pertinência ou não da formação em Educação Especial na atuação profissional do pedagogo no hospital. Formar-se professor de Classe Hospitalar parece ser um aprendizado que vai muito além dos ensinamentos adquiridos na graduação em Pedagogia e nas antigas habilitações em Educação Especial, hoje extintas, sendo que a formação continuada deve encontrar-se presente para e na atuação do professor da Classe Hospitalar. O estudo mostrou que há a necessidade de mais pesquisas referentes à formação de professores para atuação em Classe Hospitalar.

Palavras-chave: Classe Hospitalar; Formação de professores; Educação Especial.

Palavras-chave


Class Hospital; Teacher training; Special Education.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3348

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________