<b>A educação especial na formação do pedagogo da classe hospitalar: uma questão a ser discutida</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X3348Palavras-chave:
Class Hospital, Teacher training, Special Education.Resumo
O presente estudo tem como objetivo discutir se é necessária a formação em Educação Especial, como aponta a legislação, para a atuação do pedagogo na Classe Hospitalar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de fundamentação fenomenológica, que buscou, por meio de entrevistas com duas professoras que atuam em Classe Hospitalar, analisar e discutir a pertinência ou não da formação em Educação Especial na atuação profissional do pedagogo no hospital. Formar-se professor de Classe Hospitalar parece ser um aprendizado que vai muito além dos ensinamentos adquiridos na graduação em Pedagogia e nas antigas habilitações em Educação Especial, hoje extintas, sendo que a formação continuada deve encontrar-se presente para e na atuação do professor da Classe Hospitalar. O estudo mostrou que há a necessidade de mais pesquisas referentes à formação de professores para atuação em Classe Hospitalar.Palavras-chave: Classe Hospitalar; Formação de professores; Educação Especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).