<b>A educação especial na formação do pedagogo da classe hospitalar: uma questão a ser discutida</b>

Autores

  • Sheila Maria Mazer USP/ Ribeirão Preto
  • Lúcia Maria Santos Tinós USP/ Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3348

Palavras-chave:

Class Hospital, Teacher training, Special Education.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir se é necessária a formação em Educação Especial, como aponta a legislação, para a atuação do pedagogo na Classe Hospitalar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de fundamentação fenomenológica, que buscou, por meio de entrevistas com duas professoras que atuam em Classe Hospitalar, analisar e discutir a pertinência ou não da formação em Educação Especial na atuação profissional do pedagogo no hospital. Formar-se professor de Classe Hospitalar parece ser um aprendizado que vai muito além dos ensinamentos adquiridos na graduação em Pedagogia e nas antigas habilitações em Educação Especial, hoje extintas, sendo que a formação continuada deve encontrar-se presente para e na atuação do professor da Classe Hospitalar. O estudo mostrou que há a necessidade de mais pesquisas referentes à formação de professores para atuação em Classe Hospitalar.

Palavras-chave: Classe Hospitalar; Formação de professores; Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Maria Mazer, USP/ Ribeirão Preto

Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - PPGEEs/ UFSCar. Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- FFCLRP/ USP (2007). Graduação em Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdde de CIências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, CIências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP/ USP (2010).

Lúcia Maria Santos Tinós, USP/ Ribeirão Preto

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Educadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

Mazer, S. M., & Tinós, L. M. S. (2011). <b>A educação especial na formação do pedagogo da classe hospitalar: uma questão a ser discutida</b>. Revista Educação Especial, 24(41), 377–389. https://doi.org/10.5902/1984686X3348

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua