A ambivalência dos efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33039

Palavras-chave:

Avaliação Externa das Escolas, Accountability, Responsabilidade, Efeitos.

Resumo

O presente artigo procura descrever a Avaliação Externa das Escolas em Portugal através de um breve enquadramento nas políticas educativas Europeias, numa lógica de reciprocidade entre os níveis nacional e transnacional, com o objetivo de refletir em torno das seguintes questões: A Avaliação Externa das Escolas promove a qualidade educativa? Que efeitos produz a Avaliação Externa das Escolas nas práticas docentes? Se, por um lado, existem vários estudos que destacam o facto de a Avaliação Externa das Escolas promover uma abordagem transformadora e formativa nas práticas escolares, através de consequências mais ou menos diretas, por outro, há estudos que clarificam que esses efeitos se refletem com pouca profundidade na realidade pedagógica. É neste contexto ambíguo que se pretende aprofundar a reflexão sobre a Avaliação Externa das Escolas e respetivos efeitos nas práticas escolares, nomeadamente, nas dimensões curricular e pedagógica, recorrendo às conclusões de vários estudos nacionais e internacionais para aprofundar a discussão.

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Biografia do Autor

Joana Raquel Faria de Sousa, Universidade do Minho (Portugal)

Doutoranda em Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), com Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/93389/2013); Investigadora no Centro de Investigação em Educação (CIEd). E-mail: joanarfsousa@gmail.com

José Augusto Pacheco, Universidade do Minho (Portugal)

Professor Catedrático em Ciências da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal); Investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd). E-mail:
jpacheco@ie.uminho.pt

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Sousa, J. R. F. de, & Pacheco, J. A. (2018). A ambivalência dos efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas escolares. Revista Educação Especial, 31(63), 833–848. https://doi.org/10.5902/1984686X33039

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial