Fundamentos de neurociência presentes na inclusão escolar: vivências docentes

Autores

  • Luciane Grecilo da Silva 10ª Coordenadoria Regional de Educação - Secretaria do Estado da Educação - RS.
  • Elena Maria Billig Mello Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28388

Palavras-chave:

Neurociência, Inclusão, Acessibilidade Pedagógica, Ensino Fundamental.

Resumo

Esta pesquisa-ação objetivou investigar estratégias de ensino-aprendizagem, com suporte na Neurociência, com vista à acessibilidade pedagógica de alunos incluídos, à inovação pedagógica e ao respeito à diversidade, em turma regular, no Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual. Relatos da prática docente no diário de itinerância digital, fotografias e vídeos, foram analisados e registrados em momentos de pré, durante e pós-intervenções com estratégicas pedagógicas. Após diagnóstico inicial e verificação de problemáticas no processo ensino-aprendizagem, cinco estratégias pedagógicas com base na Neurociência foram planejadas, aplicadas e analisadas, desdobrando-se em cinco categorias norteadoras: estética, emoções, inclusão, autonomia e Neuroeducação. A proposta de intervenção embasou-se na metodologia dialética. Os resultados evidenciaram a necessidade da mobilização e sensibilização do grupo como um todo, assim como de resgate da autonomia, autoestima e participação dos alunos incluídos. Proporcionou-se contexto flexibilizado, com respeito aos ritmos, às capacidades e às condições neurofisiológicas, observando relações entre o científico e o educacional. Com a percepção de que existem cérebros diferentes faz-se necessário olhar e valorizar propostas pedagógicas que estejam atentas à acessibilidade pedagógica para dessa forma tornarmos a inclusão uma realidade.

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Biografia do Autor

Luciane Grecilo da Silva, 10ª Coordenadoria Regional de Educação - Secretaria do Estado da Educação - RS.

Graduação em Letras/Licenciatura Plena-Inglês. Especialização em Educação Especial; Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional; Especialização em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva; Especialização em Docência Universitária; Especialização em LIBRAS; concluindo o curso de especialização Neurociência aplicada à Educação; mestrando do Mestrado em Ensino (UNIPAMPA). Atualmente é regente na Rede Estadual de Ensino Anos Iniciais. Tem experiência na área de Educação, com estudos e pesquisas com ênfase em Educação Especial Inclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI).

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Letras; especialização em Leitura; especialização em Educação -Supervisão Escolar; mestrado em Educação e doutorado em Educação. É professora e pesquisadora. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO). Atuou como Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, gestão 2012-2015. Vice-diretora da diretoria da ANPAE/RS. É professora adjunta na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: valorização e formação de professores, formação acadêmico-profissional, inovação pedagógica, pedagogia universitária, política educacional, gestão da educação.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Silva, L. G. da, & Mello, E. M. B. (2018). Fundamentos de neurociência presentes na inclusão escolar: vivências docentes. Revista Educação Especial, 31(62), 759–776. https://doi.org/10.5902/1984686X28388

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua