Fundamentos de neurociência presentes na inclusão escolar: vivências docentes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X28388Palavras-chave:
Neurociência, Inclusão, Acessibilidade Pedagógica, Ensino Fundamental.Resumo
Esta pesquisa-ação objetivou investigar estratégias de ensino-aprendizagem, com suporte na Neurociência, com vista à acessibilidade pedagógica de alunos incluídos, à inovação pedagógica e ao respeito à diversidade, em turma regular, no Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual. Relatos da prática docente no diário de itinerância digital, fotografias e vídeos, foram analisados e registrados em momentos de pré, durante e pós-intervenções com estratégicas pedagógicas. Após diagnóstico inicial e verificação de problemáticas no processo ensino-aprendizagem, cinco estratégias pedagógicas com base na Neurociência foram planejadas, aplicadas e analisadas, desdobrando-se em cinco categorias norteadoras: estética, emoções, inclusão, autonomia e Neuroeducação. A proposta de intervenção embasou-se na metodologia dialética. Os resultados evidenciaram a necessidade da mobilização e sensibilização do grupo como um todo, assim como de resgate da autonomia, autoestima e participação dos alunos incluídos. Proporcionou-se contexto flexibilizado, com respeito aos ritmos, às capacidades e às condições neurofisiológicas, observando relações entre o científico e o educacional. Com a percepção de que existem cérebros diferentes faz-se necessário olhar e valorizar propostas pedagógicas que estejam atentas à acessibilidade pedagógica para dessa forma tornarmos a inclusão uma realidade.
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