Surdez com recorte racial: estado da arte no Brasil de 2012-2017

Autores

  • Viviane Marques Miranda UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28229

Palavras-chave:

Surdez, Recorte Racial, Estado da Arte,

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo quantitativo-descritivo de pesquisas realizadas no Brasil, circunscritas ao período de 2012 a 2017, acerca do recorte racial nos estudos da área da surdez, com a busca realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), tendo como palavras-chave: surdez e raça. A fim de analisar o corpus encontrado, foram definidas as seguintes categorias: (i) modalidade de produções, (ii) produções acadêmicas por universidade, (iii) área de concentração, (iv) tipos de pesquisas (v) referenciais teóricos relacionados a surdez e raça. Destaca-se que, no período, foram defendidas 3 dissertações de mestrado na área de concentração de Educação, nas seguintes instituições: UnB, UFRGS e UEL, respectivamente de Buzar (2012), Furtado (2012) e Vedoato (2015). Esta desenvolve abordagem quantitativa com pesquisa documental e aqueles trazem, basicamente, abordagem qualitativa com uso de entrevistas. Os referenciais teóricos das pesquisas alinham-se aos Estudos Culturais. Conclui-se que é necessário conhecer o que já foi feito e produzido para que novos estudos sejam realizados, podendo assim ampliar a área não só em termos de quantidade, mas também de rigor teórico e metodológico.

 

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Biografia do Autor

Viviane Marques Miranda, UNINOVE

Professora de Português em Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos, em São Paulo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo. Especializada em Educação Étnico-Racial e em Educação da Pessoa com Deficiência da Audiocomunicação.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Miranda, V. M. (2018). Surdez com recorte racial: estado da arte no Brasil de 2012-2017. Revista Educação Especial, 32, e13/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X28229

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua