O Atendimento Pedagógico Domiciliar de alunos que não podem frequentar fisicamente a escola por motivos de saúde: Revisão Sistemática das investigações realizadas entre 2002 e 2015
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X26680Palavras-chave:
Pedagogia Hospitalar, Atendimento Pedagógico Domiciliar, aluno acamado.Resumo
Esta investigação se relaciona ao atendimento pedagógico domiciliar (APD) no Brasil. Analisou-se as publicações existentes nas bases de dados nacionais sobre o APD, de 2002 a 2015. Especificamente, foram analisados os dados referentes às pesquisas, como o ano de publicação, a modalidade de texto científico, a unidade da federação, o foco das pesquisas e as metodologias utilizadas, observando as categorias e as subcategorias relacionadas ao contexto do APD. Utilizou-se as palavras-chaves dos resumos para a construção de uma lista de descritores presentes nos textos relacionados ao APD, mediante a busca de dados sobre as citações e o fator h. A pesquisa bibliográfica com abordagem quantiqualitativa de investigação foi utilizada para a análise dos trabalhos publicados no portal CAPES e no site Google Acadêmico. O uso da frase “atendimento pedagógico domiciliar” foi utilizado como parâmetro e foram selecionadas 277 pesquisas, quando encontraram-se 10 trabalhos relacionados ao APD. Foram utilizados o software Harzing’s Publish, o Mendeley, o OringinPro8 e o Word clud art para as análises e, para os resultados mais significativos, foram feitas as nuvens de tags. Os resultados demostraram que existe, no Brasil, poucos pesquisadores preocupados com os contextos e a efetivação do APD; que existe formação inicial e continuada na área do APD, mesmo que de forma pontual, sendo a maioria na região Sul; que o índice h de muitos trabalhos era inexistente ou zero, sendo 2 o maior, o que demonstra uma pesquisa científica ainda pouco significativa na área do APD. Neste sentido, existe uma área de investigação crescente relacionada ao APD, que possibilita o crescimento da formação e informação de uma sociedade preocupada com o esse tipo de atendimento pedagógico.Downloads
Referências
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