Inclusão, atitudes, perspetivas e mentalidades: o caso do concelho de Évora
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X22505Palavras-chave:
atitude, inclusão, crianças, necessidades educativas especiais, Declaração de SalamancaResumo
Este artigo pretende determinar e descrever atitudes e perspetivas dos professores face ao processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. Para o efeito foi realizada uma sondagem a uma amostra de educadores de infância do Concelho de Évora. Os principais resultados permitem concluir que apesar de haver dificuldades na formação inicial os professores consideram-se bem preparados por terem formação específica em ensino especial, existe de um modo geral uma atitude favorável à inclusão que em muitos casos depende da existência de recursos materiais e humanos e é ainda visível existência de atitudes discriminatórias em relação às crianças com NEE nas escolas regulares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).