Fragmentação da vegetação da bacia hidrográfica do Rio Marapanim, nordeste do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1980509835074

Palavras-chave:

Fragmentos florestais, Biodiversidade, Efeito de borda

Resumo

A fragmentação florestal é uma das principais consequências das atividades antrópicas em áreas de vegetação nativa. Quando considerada a abordagem de bacias hidrográficas, a fragmentação pode aumentar processos erosivos e alterar o regime hídrico, notadamente em decorrência das ações de desmatamento. Assim, no presente estudo buscou-se analisar a estrutura da paisagem da bacia hidrográfica do rio Marapanim-PA, com o enfoque na fragmentação da vegetação arbórea. Para isso, foi utilizada uma cena do satélite Landsat 8, sensor OLI, adquirida em 2017 e classificada usando o algoritmo da Máxima Verossimilhança a fim de classificar e estimar os diferentes usos e coberturas da terra em 2017 na área da bacia. Subsequentemente, realizou-se a análise dos fragmentos florestais utilizando as métricas da paisagem em nível de mancha (patch), classe (class) e paisagem (landscape). Os resultados indicam que a paisagem da bacia hidrográfica é majoritariamente composta por vegetação arbórea (49%) e áreas de agricultura (29%), responsável pelas principais alterações na cobertura vegetal nativa da bacia estudada. O estudo da quantificação e caracterização da estrutura da paisagem mostrou que a paisagem da bacia se encontra muito fragmentada, com um total de 16.697 fragmentos. O tamanho médio dos fragmentos é de 12,79 ha, considerado de valor mediano para conservação da biodiversidade. A classe de vegetação arbórea é a mais fragmentada, representando 41,36% do total de fragmentos da paisagem da bacia. O índice de forma desses fragmentos é de 1,56, indicando a predominância de formas mais irregulares e, portanto, mais susceptível aos efeitos de borda. Os resultados deste estudo podem subsidiar a formulação de ações e/ou políticas públicas visando promover a recuperação e manutenção dos fragmentos da vegetação arbórea da bacia hidrográfica do rio Marapanim no estado do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádanna de Souza Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Itaituba, PA

Graduada em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Especialista em georreferenciamento de imóveis rurais pelo Instituto de Pós-Graduação e Cursos (IPGC). Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará. Atua nos seguintes temas: avaliação de impacto ambiental, gestão ambiental, análise de riscos, gestão de resíduos sólidos, gestão de recursos hídricos e legislação ambiental. Possui habilidades e competências na área de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1996), especialização em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (1997),mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005).Foi pesquisadora DT do CNPq de 2013 a 2016, Coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação de 2015 a 2016 e da Rede de Incubadoras de Empreendimentos Solidários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Foi coordenadora de Inovação, do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPA em 2013 e 2014 e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual e atualmente é Diretora de extensão e relações interinstitucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, professora D4 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal atuando nos cursos de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, cursos de graduação em Aquicultura e Agronomia e dos cursos técnicos em Agroindústria e Meio Ambiente. É professora adjunta da Universidade do Estado do Pará nos cursos de mestrado acadêmico em Ciências Ambientais e graduação em Tecnologia de Alimentos, onde também exerceu por três anos a Coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Alimentos. Foi coordenadora do Dinter Novas Fronteiras em Tecnologia de Alimentos entre a UEPA e UFV. É professora colaboradora da Universidade Federal do Pará no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando na área de Engenharia de Processos, Análise e Controle de Processos, Tecnologia de carnes e pescados, Desenvolvimento rural e Gestão de Empreendimentos agroalimentares

Bruno Wendell de Freitas Pereira, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, PA

Professor Efetivo classe 5 da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA. Graduado no Curso de Agronomia na UFRA. Mestre em CIÊNCIAS FLORESTAIS pela mesma Universidade em que atua como docente. Doutor em CIÊNCIAS AGRÁRIAS pela UFRA. Ministra as disciplinas EXPRESSÃO GRÁFICA, DESENHO TOPOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO, TOPOGRAFIA E CARTOGRAFIA, e SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO no INSTITUTO CIBERESPACIAL -ICIBE, da Universidade Federal Rural da Amazônia. Foi Coordenador de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, e professor do Plano Nacional de Formação de Professores PARFOR (2010-2012), colabora com o Instituto de Pós-Graduação e Cursos - IPGC. Tem experiência na elaboração de questões de CONCURSOS PÚBLICOS no Pará. (Texto informado pelo autor)


Valter Vinícius Pereira Brandão, Secretaria de Estado de Educação, Monte Alegre, PA

Tem experiência como professor na área de Geografia. Possui formação acadêmica na área de Licenciatura em Geografia pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA (2012-2014). Possui especialização em Geografia da Amazônia pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA (2015-2017). Atuou como pesquisador-colaborador na Universidade Federal do Pará - UFPA e professor no Sistema de Ensino Diferencial. Atua como professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Da Vinci. Atuou como professor-monitor da disciplina Geografia no Sistema de Ensino Sophos. Área de atuação: ministrante da disciplina Geografia, promotor de eventos na área da educação, coleta de dados cadastrais, elaboração de cartas e mapas digitais, digitalização de dados analógicos, levantamento de posicionamento global (GPS), georreferenciamento, modelagem espacial. Possui língua estrangeira - inglês.

Referências

ALMEIDA, C. G. Análise espacial dos fragmentos florestais na área do Parque Nacional dos Campos Gerais, Paraná. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2008.

ALVARES, C. A. et al. Koppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, Stuttgart, v. 22, n. 6, p. 711-728, 2014.

ARIMA, E. Y. et al. Spontaneous colonization and forest fragmentation in the Central Amazon Basin. Annals of the Association of America Geographers, [s. 1.], v. 103, n. 6, p. 1485-1501, 2013.

ATTANASIO, C. M. et al. A importância das áreas ripárias para a sustentabilidade hidrológica do uso da terra em microbacias hidrográficas. Bragantia, Campinas, v. 71, n. 4, p. 493-501, 2012.

AZEVEDO, D. G.; GOMES, R. L.; MORAES, M. E. B. Estudos da fragmentação da paisagem na definição de áreas prioritárias para a recuperação ambiental da bacia hidrográfica do rio Buranhém. Boletim de Geografia, Maringá, v. 34, n. 2, p. 127-144, 2016.

BENDER, D. J.; THISCHENDORF, L.; FAHRIG, L. Using patch isolation metrics to predict animal movement in binary landscapes. Landscape Ecology, Tempe, v. 18, p. 17-39, 2003.

BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: esboço metodológico. RA´E GA, Paraná, n. 8, p. 141-152, 2004.

CABACINHA, C. D.; CASTRO, S. S.; GONÇALVES, D. A. Análise da estrutura da paisagem da alta bacia do rio Araguaia na savana brasileira. Floresta, Curitiba, v. 40, n. 4, p. 675-690, 2010.

CALEGARI, L. et al. Análise da dinâmica de fragmentos florestais no município de Carandaí, MG, para fins de restauração florestal. Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 34, n. 5, p. 871-880, 2010.

CASIMIRO, P. C. Estrutura, composição e configuração da paisagem: conceitos e princípios para a sua quantificação no âmbito da ecologia da paisagem. Revista Portuguesa de Estudos regionais, Angra do Heroísmo, n. 20, p. 75-99, 2009.

CHAVEZ, P. S. An improved dark-object subtraction technique for atmospheric scattering correction of multispectral data. Remote Sensing of Environment, Amsterdã, v. 24, p. 459-479, 1988.

COELHO, V. et al. Dinâmica do uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica do semiárido brasileiro. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 18, n. 1, p. 64-72, 2014.

CONGALTON, R. G. A review of assessing the accuracy of classifications of remotely sensed data. Remote Sensing of Environment, Amsterdam, v. 37, p. 35-46, 1991.

CORDEIRO, I. M.; RANGEL-VASCONCELOS, L. G.; SCHWARTZ, G. O manejo da floresta secundária na Amazônia oriental. In: CORDEIRO, I. M. et al. Nordeste Paraense: panorama geral e uso sustentável das florestas secundárias. Belém: EDUFRA, 2017. p. 163-190.

DIAS, G. F. M. et al. A relação entre as mudanças na paisagem e a vazão da bacia do rio Capim, Pará, Brasil. Boletim do Museu Paranaense Emílio Goeldi de Ciências Naturais, Belém, v. 14, n. 2, p. 255-270, maio/ago. 2019.

HENTZ, A. M. K. et al. Avaliação da fragmentação dos remanescentes florestais da Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu – PR, Brasil. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 11 n. 21, p. 2842-2858, 2015.

HOLANDA, A. C. et al. Estrutura de espécies arbóreas sob efeito de borda em um fragmento de floresta estacional semidecidual em Pernambuco. Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 34, n. 1, p. 103-114, 2010.

JUVANHOL, R. S. et al. Análise Espacial de Fragmentos Florestais: caso dos Parques Estaduais de Forno Grande e Pedra Azul, Estado do Espírito Santo. Floresta e Ambiente, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p. 353-364, 2011.

LAURANCE, W. Hyper-Disturbed Parks: Edge Effects and the Ecology of Isolated rainforest Reserved in Tropical Australia. In: LAURANCE, W.; BIERREGAARD, R. O. (ed). Tropical forest remnants: ecology, management and conservation of fragmented communities. Chicago: The University of Chicago Press, 1997. p. 33-44.

LAURANCE, W. et al. The future of the Brazilian Amazon: development trends and deforestation. Science, Washington, v. 291, n. 5503, p. 438-439, 2001.

LAURANCE, W. et al. Rainforest fragmentation kills big trees. Nature, Londres, v. 404, p. 836, 2000.

MACHADO, W. P. et al. Identificação de padrões de vegetação e análise dos fragmentos florestais a partir do processamento digital de imagens e análise morfométrica em imagens ASTER no município de Cromínia-GO. Espaço e Geografia, Brasília, v. 15, n. 1, p. 229-263, 2012.

MCGARIGAL, K.; MARKS, B. J. FRAGSTATS: spatial pattern Analysis program for quantify in gland scape structure. Gen. Tech. Rep. PNW-GTR-351. Portland: U.S. Department of Agriculture, Forest Service, Pacific Northwest Research Station, 1995. 122 p.

MEDINA, G. F.; VIEIRA, M. V. Conectividade funcional e a importância da interação organismo-paisagem. Oecologia Brasileira, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 493-502, 2007.

METZGER, J. P. O que é ecologia de paisagens? Biota Neotropica, Campinas, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2001.

NASCIMENTO, H.; LAURANCE, W. Efeitos de área e de borda sobre a estrutura florestal em fragmentos de floresta de terra-firme após 13-17 anos de isolamento. Acta Amazônica, Manaus, v. 36, n. 2, p. 183-192, 2006.

PEREIRA, J. L. V. et al. Métricas da paisagem na caracterização da evolução da ocupação da Amazônia. Geografia, Rio Claro, v. 26, n. 1, p. 59-90, 2001.

PIROVANI, D. B. et al. Análise espacial de fragmentos florestais na bacia do rio Itapemirim, ES. Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 38, n. 2, p. 271-281, 2014.

REZENDE, R. A. Fragmentação da flora nativa como instrumento de análise da sustentabilidade ecológica de áreas protegidas – Espinhaço Sul (MG). 2011. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

SOUZA, S. R. et al. Dinâmica da paisagem na bacia hidrográfica do Rio Apeú, nordeste do Pará, Brasil. Revista Acadêmica Ciência Agrária e Ambiental, Curitiba, v. 9, n. 2, p. 141-150, 2011.

TABARELLI, M. et al. Prospects for biodiversity conservation in the Atlantic Forest: Lessons from aging human-modified landscapes. Biological Conservation, Amsterdam, v. 143, p. 2328-2340, 2010.

VIDOLIN, G. P.; BIONDI, D.; WANDEMBRUCK, A. Análise da estrutura da paisagem de um remanescente de floresta com Araucária, Paraná, Brasil. Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 35, n. 3, p. 515-525, 2011.

VIEIRA, I. C. G.; TOLEDO, P. M.; ALMEIDA, A. Análise das modificações da paisagem da região Bragantina, no Pará, integrando diferentes escalas de tempo. Ciência e Cultura, Campinas, v. 59 n. 3, p. 27-30, 2007.

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

Andrade, Ádanna de S., Ribeiro, S. da C. A., Pereira, B. W. de F., & Brandão, V. V. P. (2020). Fragmentação da vegetação da bacia hidrográfica do Rio Marapanim, nordeste do Pará. Ciência Florestal, 30(2), 406–420. https://doi.org/10.5902/1980509835074

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.