Avaliação da produção em volume total e sortimento em povoamentos de <i>Pinus taeda </i>L. submetidos a diferentes condições de espaçamento inicial e sítio.

Autores

  • Fernando dos Santos Gomes UFSM
  • Romualdo Romualdo Maestri
  • Carlos Roberto Sanquetta

DOI:

https://doi.org/10.5902/19805098342

Palavras-chave:

Initial spacing, site, Pinus taeda, simulation.

Resumo

É apresentada a avaliação do volume total e volume por sortimento por unidade de área, em povoamentos de Pinus taeda L. submetidos a condições distintas de sítio e de densidade de plantio. Os dados são provenientes de um experimento de espaçamento inicial em Pinus taeda L., instalado no município de Jaguariaíva - PR, na Fazenda Lageado, de propriedade da empresa "Pisa Florestal". Os espaçamentos iniciais utilizados foram: tratamento 1 (2,5 x 1,2 m), tratamento 2 (2,5 x 2,0 m), tratamento 3 (2,5 x 2,8 m), tratamento 4 (2,5 x 3,6 m) e tratamento 5 (2,5 x 4,4 m). Seis blocos foram relacionados com as condições de sítio. A produção foi avaliada através do Delineamento em Blocos Casualizados para a idade atual dos povoamentos, que corresponde a 8,75 anos. Resultados de simulações da produção de cada tratamento em condições extremas de sítio forma obtidos através de um simulador de crescimento e produção denominado SISPINUS. As simulações de produção foram feitas até a idade de 15 anos, desconsiderando-se práticas de desbastes. Na idade atual dos povoamentos, a análise do sortimento demonstrou que espaçamentos mais amplos implicam em um aumento do volume disponível para fins mais nobres, como serraria e laminação. As simulações indicam que, em idades futuras, os tratamentos exercem efeitos similares na produção de madeira grossa, devido a não realização de desbastes. Espaçamentos mais densos aumentam a produção em volume total, em qualquer idade de avaliação. A análise do delineamento na idade atual dos povoamentos indicou claramente o efeito dos blocos, tanto na produção em volume total como no volume para serraria. As simulações realizadas permitiram concluir que o efeito do sítio é mais acentuado na produção de madeira de maior valor agregado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHRENS, S. A concepção de regimes de manejo para plantações de Pinus spp, no Brasil. Curitiba, EMBRAPA-CNPFlorestas. 23p. (Circular Técnica, 10). 1985.

DANIEL, P.W., HELMS, D.E., BAKER, F.S. Principios de silvicultura. México: Ed Mc Graw Hill. 492 p. 1982.

DAVIS, K. P. Forest management. USA: Ed Me Graw Hill. 519 p. 1966.

HUSCH, B.; MILLER, C. I. & BEERS, T. W. Forest Mensuration. USA: John Wiley & Sons. 402p. 1982.

OLIVEIRA, E. B. Um sistema computadorizado de prognose do crescimento e produção de Pinus taeda L., com critérios quantitativos para a avaliação técnica e econômica de regimes de manejo. Curitiba. 134 p. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Paraná. 1995.

Downloads

Publicado

30-03-1997

Como Citar

Gomes, F. dos S., Romualdo Maestri, R., & Sanquetta, C. R. (1997). Avaliação da produção em volume total e sortimento em povoamentos de <i>Pinus taeda </i>L. submetidos a diferentes condições de espaçamento inicial e sítio. Ciência Florestal, 7(1), 101–126. https://doi.org/10.5902/19805098342

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>