Atributos edafoambientais e parâmetros dendrométricos de plantios de eucalipto em uma toposseqüência no campus da UFRRJ, Seropédica (RJ).
DOI:
https://doi.org/10.5902/198050981934Palavras-chave:
Propriedades edáficas, plantio homogêneo, silviculturaResumo
Este estudo relaciona atributos edafoambientais e parâmetros dendrométricos de plantios de Eucalyptus urophylla. O experimento foi realizado em talhões comerciais da mesma idade, no campus da UFRRJ em Seropédica (RJ), em três sítios selecionados em posições topográficas distintas, no terço superior (TS), no terço médio (TM) e no terço inferior (TI) da encosta. Foram avaliados: atributos morfológicos, físicos e químicos dos perfis de solo; coletadas amostras nos talhões para avaliação do teor de nutrientes; e medidos parâmetros dendrométricos. Os sítios apresentam diferentes classes de solo, Argissolo Vermelho-Amarelo, Argissolo Amarelo e Planossolo Háplico, dispostos do topo para o terço inferior da encosta respectivamente. Foram observadas diferenças significativas entre os sítios, quanto aos teores de nutrientes e outros atributos químicos, que se refletiram nos parâmetros dendrométricos. Os maiores valores de área basal foram observados em TS e TI, respectivamente, 4,11 e 4,64 m2 ha-1. Os sítios onde os atributos edafoambientais mais influenciaram positivamente os parâmetros dendrométricos do Eucalyptus urophylla foram o TS e o TI.
Downloads
Referências
BARROS, N. F; NOVAIS, R.F. Relação solo-eucalipto. Viçosa: Folha de Viçosa, 1990. 330p.
BELLOTE, A.F.J.; FERREIRA, C.A. Nutrientes minerais e crescimento de árvores adubadas de Eucalyptus grandis na região do cerrado no Estado de São Paulo. Boletim de Pesquisa Florestal, n.26/27, p. 17-28, 1993.
CORRÊA NETO, T.C. Atributos edafoambientais condicionadores da capacidade produtiva de plantios de eucalipto no Campus da UFRRJ. 2004. 64f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2004.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Manual de métodos de análise de solo. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 1997. 212p.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 1999. 412p.
FERREIRA, C.A; COUTO, H.T.Z. Influência de variáveis ambientais no crescimento de espécies/ procedências de Eucalyptus spp. nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Boletim de Pesquisa Florestal, n. 3, p. 9-25, 1981.
HOSOKAWA, R.T. Introdução ao manejo e economia de florestas. Curitiba: Ed. UFPR, 1988. 162p.
LEMOS, R.C.; SANTOS, R.D. dos. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 3.ed. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1996. 83p.
LOW, J.H. A site-growth study of Eucalyptus grandis in the Mpumalanga Escarpment area. Southern African Forestry Journal, n.180, p. 1-13, 1997.
MACHADO, S.A.; FIGUEIREDO FILHO, A. Dendrometria. Curitiba: Editora UFPR, 2003. 309p.
MUSHAKA, A. Relationship between growth, mineral nutrition and site factors for Eucalyptus camaldulensis (Dehnh) planted in some communal areas of Zimbabwe. Southern African Forestry Journal, n.183, p. 59-65, 1998.
SANTANA, J.A.S. Efeitos das propriedades dos solos na produtividade de duas espécies de eucalipto na região do médio Rio Doce, MG. 1986. 117f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1986.
SGARBI, F. Produtividade do Eucalyptus sp. em função do estado nutricional e da fertilidade do solo em diferentes regiões do Estado de São Paulo. 2002. 101f. Dissertação (Mestrado) – ESALQ/USP, Piracicaba, 2002.
SILVA, M.B.; ANJOS, L.H.C. dos; NASCIMENTO, R.A. de M. Estudo de toposseqüência da Baixada Litorânea Fluminense: efeitos do material de origem e posição topográfica. R. Bras. Ci. Solo, v. 25, p. 967-978, 2001.
SPURR, S.H.; BARNES, B.V. Forest ecology. New York: JohnWiley, 1980. 687p.
ZAIA, F.C.; GAMA-RODRIGUES, A.C. Ciclagem e balanço de nutrientes em povoamentos de eucalipto na região Norte Fluminense. R. Bras. Ci. Solo, v. 28, p. 843-852, 2004.
ZIMBACK, C.R.L.; MORAES, M.H.; LIMA, S.L de; CARVALHO, A.M. de. Correlações entre propriedades químicas e físicas dos solos com a produtividade de Eucalyptus spp em Latossolos Vermelho-Amarelos em São Paulo. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DO SOLO, 12., 1996, Águas de Lindóia. Anais... 1996. CD-ROM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.