Propriedades antioxidantes e antimicrobianas aprimoradas de concentrados de vitamina c liofilizados de Malpighia emarginata (acerola): um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X83711

Palavras-chave:

Concentrado de acerola, Extração de ácido ascórbico, Métodos de secagem de extrato, Produtos naturais

Resumo

A vitamina C (Vit C) desempenha efeitos benéficos no corpo humano e tem sido usada como conservante natural em alimentos. No entanto, não existem estudos de prospecção tecnológica voltados para a produção de concentrados de Vit C a partir de Malpighia emarginata (acerola), bem como avaliações antioxidantes e antimicrobianas desses produtos. Neste contexto, este estudo teve como objetivo comparar concentrados em Vit C obtidos da acerola, através de dois diferentes métodos de secagem (spray dryer e liofilização), avaliando as atividades antioxidante e antimicrobiana destes preparados. A concentração de Vit C e as análises fitoquímicas foram realizadas por métodos cromatográficos (HPLC) e espectroscópicos (ESI-IT-MSn). A atividade antimicrobiana foi avaliada por microdiluição e difusão em meio sólido. As análises químicas revelaram a presença de seis compostos, incluindo Vit C e antocianinas, considerados marcadores para esta espécie. O teor de Vit C foi maior para a secagem por liofilização em comparação com o spray dryer (16,30 e 10,74%, respectivamente). No teste de Concentração Inibitória Mínima (CIM), o liofilizado também apresentou melhor atividade contra Escherichia coli e Staphylococcus aureus quando comparado ao spray dryer (0,0078 e 0,0312 g/mL, respectivamente). No meio sólido, ambos os concentrados foram ativos. Os concentrados também apresentaram efeitos antioxidantes pelo método DPPH. Os resultados deste estudo fornecem evidências convincentes de que a liofilização de M. emarginata apresenta maior concentração de Vit C e tem efeitos antioxidantes e antimicrobianos promissores.

Downloads

Biografia do Autor

Flavia Maria Comachio, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Pesquisadora em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente é bolsista de mestrado do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, desenvolvendo pesquisas de obtenção e caracterização de novos compostos para aplicação na indústria alimentícia.

Angela Barichello, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Pesquisadora em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), onde participa do grupo de pesquisa Fitoquímica e Farmacologia de Produtos Naturais. Atualmente é bolsista de mestrado do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, desenvolvendo pesquisas de farmacologia experimental, com destaque para os estudos de toxicologia pré-clínica.

Guilherme Grigolo Kielb, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

 Estudante de Engenharia de Alimentos na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de softwares, design web e desenvolvimento de jogos. Desenvolveu trabalhos acadêmicos, tendo experiência em todos os processos. Participou em eventos como o 7º SIEPE (Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão) edição de 2017 realizada pela Unochapecó e o SEPEI (Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação - IFSC) edição 2018 realizada pelo Instituto Federal de Santa Catarina campus Florianópolis - Continente. Possui publicação do artigo Experimentação e tecnologia cerâmica, ganhador do Prêmio produção acadêmica - Pesquisa Ensino Médio (7º SIEPE).

Giovana Tamara Capoani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Pesquisadora em nível de graduação, do grupo de pesquisa Fitoquímica e Farmacologia de Produtos Naturais, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente é bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, desenvolvendo pesquisas de farmacologia experimental.

Gustavo Lopes Colpani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Professor e pesquisador em nível de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Conceito 5 CAPES) e Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação (Conceito 5 CAPES) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), onde atua em pesquisas na área de Engenharia Química, principalmente nos temas relacionados a Tratamento de Águas e Efluentes, Eletroquímica, Eletro-oxidação, Fotocatálise, Fotoeletrocatálise, Polímeros Condutores, Terras Raras, Compósitos Polímero-Metal Ionoméricos e Caracterização de Materiais.

Marcio Antônio Fiori, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). É Pós-Doutor em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP. É professor do Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR, Campus de Pato Branco. Atualmente é pesquisador produtividade do CNPq (PQ) e foi pesquisador produtividade do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico no período de 2010 a 2016. Tem experiência na área de física da matéria condensada, engenharia química e química, com ênfase no desenvolvimento, caracterização e aplicação de materiais nanoestruturados e no desenvolvimento de processos físicos e químicos dedicados a sistemas biológicos ao tratamento de efluentes e de valoração de resíduos. Atua nas linhas de materiais multifuncionais e de processos multifuncionais. Em materiais multifuncionais atua com ênfase em projetos de desenvolvimento de nanoestruturas antimicrobianas e de nanoestruturas fotocatalíticas para aplicações em sistemas poliméricos e no desenvolvimento de sistemas poliméricos eletroativos para aplicação em elementos atuadores, acumuladores e sensores. Na linha de processos multifuncionais atua no desenvolvimento de tecnologias de reatores e de elementos eletroativos dedicados a sistemas biológicos e para o tratamento de efluentes e de valoração de resíduos.

Max Vidal Gutiérrez, Universidade do Estado de São Paulo

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2020). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidad de Sonora, Campus Hermosillo, Sonora México (2016) e Bacharel em Químico Biológico Clínico pela Universidad de Sonora, Campus Hermosillo, Sonora México (2014). Atualmente Professor e Pesquisador do Programa de Graduação em Químico Biólogo Clínico da Universidade de Sonora, Campus Navojoa, Sonora México. Com experiência na área de Farmacologia, Química de Produtos Naturais, Identificação e Quantificação de sustâncias com potencial biológico, e Desenvolvimento de Medicamentos e Fitofármacos com potencial uso quimioterápico.

Vanessa da Silva Corralo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Professora e pesquisadora em nível de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó. Atua na área de Saúde e Ambiente, com ênfase em Toxicologia e Farmacologia de xenobióticos, bem como na área de Envelhecimento Humano.

 

Walter Antônio Roman Junior, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Professor e pesquisador em nível de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Fitoquímica e Farmacologia de Produtos Naturais. Membro da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). Editor associado da Revista Brasileira de Plantas Medicinais (RBPM) e da Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. Dentre as pesquisas de farmacologia experimental, se destacam os estudos avaliando o envolvimento de marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo nas atividades gastroprotetoras e neurocomportamentais.

Micheli Zanetti, Community University of Chapecó Region - Unochapecó

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Gestão e Inovação (Conceito Capes 5). Atualmente pesquisa soluções tecnológicas para proporcionar avanços no reaproveitamento de resíduos com potencial para aplicação em alimentos, também trabalha com a obtenção e caracterização de novos biomateriais para aplicação em sistemas biológicos.

Referências

Albano, M. (2016). Atividade antibacteriana e anti-enterotoxinas de compostos fenólicos sobre bactérias de interesse clínico [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. Acervo Digital da UNESP. http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142852

Almeida, J. M. D., Santos, R. J., Genovese, M. I., & Lajolo, F. M. (2006). Avaliação da atividade antioxidante utilizando sistema beta-

caroteno/ácido linoléico e método de seqüestro de radicais DPPH. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 26(2), 446–452.

Aparicio-García, N., Martínez-Villaluenga, C., Frias, J., & Peñas, E. (2020). Changes in protein profile, bioactive potential and enzymatic

activities of gluten-free flours obtained from hulled and dehulled oat varieties as affected by germination conditions. LWT, 134, 1-9.

Bag, A., & Chattopadhyay, R. R. (2017). Synergistic antibacterial and antibiofilm efficacy of nisin in combination with p‐coumaric acid

against food‐borne bacteria Bacillus cereus and Salmonella typhimurium. Letters in Applied Microbiology, 65(5), 366–372.

Carmo, J. S., Nazareno, L. S. Q., & Rufino, M. S. M. (2018). Characterization of the acerola industrial residues and prospection of their

potential application as an antioxidant dietary fiber source. Food Science and Technology, 38(2), 236–241.

Carneiro, A. P. G., Aguiar, A. L. L., Lima, A. C. S., Silva, L. M. R., Sousa, P. H. M., & Figueiredo, R. W. (2020). Bioactive potential of

nanoparticles of acerola byproduct (Malpighia sp. L): Bioaccessibility in nectar. Research, Society, and Development, 9(9).

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6691

Gualberto, N. C., Oliveira, C. S., Nogueira, J. P., Jesus, M. S., Araujo, H. C. S., Rajan, M., Neta, M. T. S. L., & Narain, N. (2021). Bioactive

compounds and antioxidant activities in the agro-industrial residues of acerola (Malpighia emarginata L.), guava (Psidium guajava L.),

genipap (Genipa americana L.) and umbu (Spondias tuberosa L.) fruits assisted by ultrasonic or shaker extraction. Food Research

International, 147, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2021.110538

Capelezzo, A. P. (2017). Avaliação da atividade antimicrobiana de filmes poliméricos biodegradáveis aditivados com compostos à base

de zinco [Dissertação de mestrado, Universidade Comunitária da Região de Chapecó]. Acervo Unochapecó.

https://ptolomeu.unochapeco.edu.br/pergamumweb/vinculos/0000ed/0000ed32.pdf

Cefali, L. C., Maia, L. O., Stahlschimidt, R., Ataide, J. A., Tambourgi, E. B., Rosa, P. C. P., & Mazzola, P. G. (2018). Vitamin C in acerola and

red plum extracts: Quantification via HPLC, in vitro antioxidant activity, and stability of their gel and emulsion formulations. Journal of

AOAC International, 101(5), 1461–1465. https://doi.org/10.5740/jaoacint.18-0008

Chang, S. K., Alasalvar, C., & Shahidi, F. (2018). Superfruits: Phytochemicals, antioxidant efficacies, and health effects – A comprehensive

review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 59(10), 1580-1604. https://doi.org/10.1080/10408398.2017.1422111

Cragg, G. M., & Newman, D. J. (2016). Biodiversidade: Um componente essencial na descoberta de novos fármacos. In V. C. Filho & R. A.

Yunes (Eds.), Química de produtos naturais, novos fármacos e a moderna farmacognosia (5ª ed.). Editora Itajaí.

Costa, M. C. R., Silva, M. A. A. P., Rocha, F. C. S., & Nogueira, R. I. (2018). Chemical composition and anthocyanin profile of freeze-dried

acerola (Malpighia emarginata DC.) extracts. LWT - Food Science and Technology, 92, 282-288. https://doi.org/10.1016/j.lwt.2018.02.001

Costa, M. L., Magnani, M. S. L., Souza, C. P., Dubreuil, C. P., & Souza, E. L. (2022). Phenolic‐rich extracts from acerola, cashew apple, and

mango by‐products cause diverse inhibitory effects and cell damages on enterotoxigenic Escherichia coli. Letters in Applied

Microbiology, 75(3), 565-577. https://doi.org/10.1111/lam.13586

Engel, B., Baccar, N. M., Marquardt, L., & Rohlfes, A. L. B. (2017). Emprego de Spray Dryer na indústria de alimentos: Uma breve revisão.

Revista Jovens Pesquisadores, 7, 2-11. https://doi.org/10.17058/rjp.v7i2.9824

Ferreira, I. C., Silva, V. P., Vilvert, J. C., Souza, F. F., Freitas, S. T., & Lima, M. S. (2021). Brazilian varieties of acerola (Malpighia emarginata

DC.) produced under tropical semi-arid conditions: Bioactive phenolic compounds, sugars, organic acids, and antioxidant capacity.

Journal of Food Biochemistry, 45(8), 1–12. https://doi.org/10.1111/jfbc.13829

Freire, J. M., De Abreu, C. M. P., Corrêa, A. D., & Marques, N. R. (2013). Quantificação de compostos fenólicos e ácido ascórbico em frutos

e polpas congeladas de acerola, caju, goiaba e morango. Ciência Rural, 43(12), 2291–2296. https://doi.org/10.1590/S0103-

Gordon, T., Perlstein, B., Houbara, O., Felner, I., Banin, E., & Margel, S. (2011). Synthesis and characterization of zinc/iron oxide

composite nanoparticles and their antibacterial properties. Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects, 374, 1-8.

https://doi.org/10.1016/j.colsurfa.2010.10.015

Guan, Y., Dai, P., & Wang, H. (2020). Effects of vitamin C supplementation on essential hypertension: A systematic review and meta-

analysis. Medicine (Baltimore), 99(8), 1-7. https://doi.org/10.1097/MD.0000000000019274

Hoang, B. X., Shaw, G., Fang, W., & Han, B. (2020). Possible application of high-dose vitamin C in the prevention and therapy of

coronavirus infection. Journal of Global Antimicrobial Resistance, 22, 256-262. https://doi.org/10.1016/j.jgar.2020.09.025

Kwak, A. M., Lee, I. K., Lee, S. Y., Yun, B. S., & Kang, H. W. (2016). Oxalic acid from Lentinula edodes culture filtrate: Antimicrobial activity

on phytopathogenic bacteria and qualitative and quantitative analyses. Mycobiology, 44(4), 338–342.

https://doi.org/10.5941/MYCO.2016.44.4.338

Liapis, A. I., Bruttini, R., & Marchelli, R. (1996). Freeze-drying in the biotechnology and food industries. Drying Technology, 14(5), 1363-

Lima, V. L. A., Mélo, E. A., Lima, L. S., & Nascimento, P. P. (2000). Flavonóides em seleções de acerola (Malpighia sp. L.): Teor de

antocianinas e flavonóis totais. Ciência Rural, 30(6), 1063–1068. https://doi.org/10.1590/s0103-84782000000600024

Macêdo, M. A. M., Souza, R. T. B., Costa, D. N., Santos, J. O., Reis, R. B., Silva, L. L., & Andrade, I. M. (2022). Prospecção científica e

tecnológica de quercetina: Uso de espécies de Malpighia L. (acerola) como potencial para o tratamento de COVID-19. Research, Society

and Development, 11(1), e19711124715. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24715

Marques, T. R., Caetano, A. A., Rodrigues, L. M. A., Simão, A. A., Machado, G. H. A., & Corrêa, A. D. (2017). Characterization of phenolic

compounds, antioxidant and antibacterial potential of the extract of acerola bagasse flour. Acta Scientiarum. Technology, 39, 143-148.

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v39i2.28410

Matta, V. M., Moretti, V. M., & Cabral, L. M. C. (2004). Microfiltration and reverse osmosis for clarification and concentration of acerola

juice. Journal of Food Engineering, 61(4), 477–482. https://doi.org/10.1016/S0260-8774(03)00154-7

Matos, J. P. (2020). Liofilização e secagem em camada de espuma da polpa mista de jambolão e acerola e elaboração de iogurte

concentrado. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Campina Grande]. Sistemas de Bibliotecas da UFCG.

http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28089

Mezadri, T., Fernández-Pachón, M. S., Villano, D., Garciá-Parrilla, M. C., & Troncoso, A. M. (2006). The acerola fruit: Composition,

productive characteristics, and economic importance. Archivos Latinoamericanos de Nutrición, 56(2), 101–109.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17024954/

Mohr, L. C., Capelezzo, A. P., Rippel, T., Ternus, R. Z., Dalcanton, F., Fiori, M. A., & Mello, J. M. M. (2017). Efeito antimicrobiano de

nanopartículas de ZnO e TiO2 frente as bactérias S. aureus e E. coli. Revista CSBEA, 3(1). https://doi.org/10.5965/24473650312017011

Moraes, F. P. (2018). Abordagem quimiométrica e avaliação físico-química, bioativa e biológica in vitro da acerola (Malpighia

emarginata) in natura e liofilizada. [Tese de Pós-Graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório Institucional

UFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26636

O’Hagan, S., Kell, D. B., & Mendes, P. (2015). The estimation of enzyme kinetic parameters from time course data: An introduction to the

practical use of the DynaFit software. Antioxidants & Redox Signaling, 23(5), 377-388. https://doi.org/10.1089/ars.2014.6062

Ojha, D., & Patil, K. N. (2019). p-Coumaric acid inhibits the Listeria monocytogenes RecA protein functions and SOS response: An

antimicrobial target. Biochemical and Biophysical Research Communications, 517(4), 655–661.

https://doi.org/10.1016/j.bbrc.2019.07.093

Pires, K. B., Rezende, B. L. A., Endringer, D. C., & França, H. S. (2022). Composição química e funcional de substâncias fenólicas no fruto

de Malpighia emarginata DC.: Revisão. Fitoquímica: Potencialidades Biológicas dos Biomas Brasileiros, 2, 36–54.

https://doi.org/10.37885/220709453

Prakash, A., & Baskaran, R. (2018). Acerola, an untapped functional superfruit: A review on latest frontiers. Journal of Food Science and

Technology, 55, 3373–3384. https://doi.org/10.1007/s13197-018-3309-5

Ribeiro, B. S., & Freitas, S. T. (2020). Maturity stage at harvest and storage temperature to maintain postharvest quality of acerola fruit.

Scientia Horticulturae, 260. https://doi.org/10.1016/j.scienta.2019.108901

Rocha, A. J. A. C. (2019). Avaliação do potencial antimicrobiano do extrato da acerola. [Monografia de Bacharelado, Universidade Federal

de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199737

Rossato Viana, A., Godoy Noro, B., Santos, D., Wolf, K., Sudatti Das Neves, Y., Moresco, R. N., & Stefanello Vizzotto, B. (2022). Detection of

new phytochemical compounds from Vassobia breviflora (Sendtn.) Hunz: Antioxidant, cytotoxic, and antibacterial activity of the hexane

extract. Journal of Toxicology and Environmental Health, 86(2–3), 51–68. https://doi.org/10.1080/15287394.2022.2156956

Rossato Viana, A., Bianchin Bottari, N., Santos, D., Bolson Serafin, M., Garlet Rossato, B., Moresco, R. N., & Fontanari Krause, L. (2022).

Insights of ethyl acetate fraction from Vassobia breviflora in multidrug-resistant bacteria and cancer cells: From biological to

therapeutic. Journal of Toxicology and Environmental Health, 85(23), 972–987. https://doi.org/10.1080/15287394.2022.2130844

Santos, M. A. (2022). Síntese e determinação da estrutura de peptídeos antimicrobianos intragênicos de proteínas humanas. [Tese de

Doutorado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional UNB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/44147

Seraglio, S. T., et al. (2018). Determinação de compostos fenólicos por LC-MS/MS e capacidade antioxidante de acerola em três estádios

de maturação comestíveis. Revista do Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos, 4(1), 96–110.

https://doi.org/10.5965/24473650412018096

Silva, A. S. L., Silva, A. J., Latif, A. L. O., Santos Júnior, A. F., & Benevides, C. M. J. (2022). Uso de metodologias analíticas para determinação

de compostos fenólicos em alimentos no Brasil: Avanços e fragilidades. Research, Society and Development, 11(2), e1311225193.

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25193

Silva, G. D. F., Lima, P. H. S., Silva, A. R., Freitas, E. R. A., Silva, F. S., Gondim, S. L., Silva, A. B. S., & Souza Filho, J. O. A. (2022). Evaluation of

the antimicrobial activity of Malpighia emarginata extract against Escherichia coli and Staphylococcus aureus in vitro. Research, Society,

and Development, 11(3). https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26291

Silva, J. D. O., Santos, D. E. L., Abud, A. K. S., & Oliveira, A. M. (2020). Characterization of acerola (Malpighia emarginata) industrial waste

as raw material for thermochemical processes. Waste Management, 107, 143–149. https://doi.org/10.1016/j.wasman.2020.03.037

Silva, M. C., Souza, A. S., Ribeiro, G. M., Carvalho, E. V., & Queiroz, A. J. (2020). Effect of acerola (Malpighia emarginata) flour on the

antioxidant and sensory properties of bread. LWT - Food Science and Technology, 121, 108935. https://doi.org/10.1016/j.lwt.2019.108935

Sinsiwar, S., & Valdivel, V. (2020). Catechin isolated from cashew nut shell exhibits antibacterial activity against clinical isolates of MRSA

through ROS‐mediated oxidative stress. Applied Microbiology and Biotechnology, 104, 8279–8297.

Siqueira-Júnior, J. P., et al. (2019). Antibacterial activity of acerola extracts against foodborne pathogens and their application as a food

sanitizing agent. Food Control, 95, 112-119.

Spínola, V., Llorent-Martínez, E., & Castilho, P. C. (2014). Determination of vitamin C in foods: Current state of method validation. Journal

of Chromatography, 2, 2-17. https://doi.org/10.1016/j.chroma.2014.09.087

Sonohara, R., Muramatsu, N., Ohshima, H., & Kondo, T. (1995). Difference in surface properties between Escherichia coli and Staphylococcus aureus as revealed by electrophoretic mobility measurements. Biophysical Chemistry, 5, 273-277. https://doi.org/10.1016/0301-4622(95)00004-h

Twaij, B. M., & Hasan, M. N. (2022). Bioactive secondary metabolites from plant sources: Types, synthesis, and their therapeutic uses. International Journal of Plant Biology, 13(1), 4–14. https://doi.org/10.3390/ijpb13010003

Xu, M., Shen, C., Zheng, H., Xu, Y., Xue, C., Zhu, B., & Hu, J. (2020). Metabolomic analysis of acerola cherry (Malpighia emarginata) fruit during ripening development via UPLC-QTOF and contribution to the antioxidant activity. Food Research International, 130, 108915. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2019.108915

Downloads

Publicado

2024-11-01

Como Citar

Comachio, F. M., Barichello, A., Kielb, G. G., Capoani, G. T., Colpani, G. L., Fiori, M. A., Gutiérrez, M. V., Corralo, V. da S., Roman Junior, W. A., & Zanetti, M. (2024). Propriedades antioxidantes e antimicrobianas aprimoradas de concentrados de vitamina c liofilizados de Malpighia emarginata (acerola): um estudo comparativo. Ciência E Natura, 47, e83711. https://doi.org/10.5902/2179460X83711

Edição

Seção

Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)