Horta na Escola: ações de educação ambiental com alunos do ensino fundamental em escolas do município de Breves, Ilha do Marajó-PA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X67660Palavras-chave:
Meio ambiente, Educação, Hortaliças, Ilha do MarajóResumo
O presente trabalho teve como objetivo proporcionar o conhecimento prático, relacionado ao meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável como estratégia de educação ambiental por meio da horta escolar, com alunos do ensino fundamental em escolas do município de Breves, Ilha do Marajó. Foram avaliadas escolas com alunos do 5 º ano de ensino fundamental, perfazendo um total de 200 alunos. O estudo foi realizado em duas etapas com os alunos: a primeira etapa ocorreu por meio da solicitação de atividades (desenhos) sobre suas percepções de meio ambiente e da produção familiar. A segunda etapa os alunos foram levados para o Instituto Federal do Pará – Campus Breves, onde foram realizadas as oficinas práticas baseadas nos temas apresentados na palestra teórica da primeira etapa. Após aplicação das oficinas práticas, foi solicitado novamente aos alunos um desenho para observar o quanto a junção teoria/prática complementou o aprendizado dos alunos a respeito do sistema de produção de hortaliças nas escolas. As experiências, em sua maioria, procuraram estimular a participação das crianças que, ao colocar a mão na massa, assimilam com maior clareza o conteúdo e sua importância para a natureza. A metodologia aplicada foi eficaz para o ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno conseguiu estabelecer conexão entre teoria e prática, adquirindo conhecimentos de cidadania e respeito para com o meio ambiente.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. V. da C. et al. Revalorização do caroço de açaí em uma beneficiadora de polpas do município de Ananindeua/PA: proposta de estruturação de um canal reverso orientado pela PNRS e logística reversa. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 59, set. 2017. Disponível em: https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/1668. Acesso em: 8 jun. 2022.
ARAGÃO, P. de T. T D. de; ALVES-FILHO, J. G. Importância das aulas práticas no ensino de biologia, segundo avaliação de alunos de uma escola da cidade de Sobral/CE. Essentia, Sobral, v. 17, supl.1, p. 53–60, 2017. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1842. Acesso em: 28 jun. 2022.
BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Projeto RADAMBRASIL, folha SC. 20, Porto Velho. Rio de Janeiro, 1978. 668 p.
CONAB. Açaí (fruto). Análise mensal, março 2019. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/analises-do-mercado-agropecuario-eextrativista/analisesdomercado/historicomensaldeacai/item/download/25312_2335ac0327e2c3b9ea5997c46bea0b09. Acesso em: 08 maio 2022.
COSTA, A. M de O.; SOUZA, A. B. de; BESSA, S. A importância do desenho na educação infantil I. In: Congresso de Iniciação Científica Estágio e Docência, 2017. Formosa. Anais [...]. Goiás: UEG, 2017, p. 1-12.
COSTA, C. C. Estudo da percepção ambiental no pelotão ambiental do estado de Sergipe. Revista Sergipana de Educação Ambiental, Alagoas, São Cristóvão, v. 1, n. 1, p. 167-180, dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/3215. Acesso em: 29 ago. 2021.
CYPRIANO, R. J.; ZITO, A. F.; FONTES, M do C.; SILVA, F. A. P.; Horta escolar: um laboratório vivo. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 20, n. 42, set. 2018. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1400. Acesso em: 08 jun. 2022.
FIALHO, A.; HIPÓLITO, A. N.; MENDES, R. G.; FILHO, J. G.; REZENDE, A. R. de; VARGAS, B. DA C.; FLÓRIO, A. I.; CARVALHO, M. C. L. Agroecologia na escola: formação de um núcleo de estudos de produção agroecológica em horta escolar. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 5, n. 10, p. 17.419-17.428, 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/3559. Acesso em: 25 jun. 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA IBGE. Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura - PEVS Rio de Janeiro: Diretoria de Pesquisas, IBGE, v. 33, p. 1-8, 2019. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/migrados/0610pevs_2020_v35_informativo.pdf. Acesso em: 8 maio 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Mapas temáticos. 2008. Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/tematicos/. Acesso em: 10 ago. 2021.
KRZYSCZAK, F. R. As diferentes concepções de meio ambiente e suas visões. Revista de Educação do IDEAU, Getúlio Vargas, v. 11, n. 23, Jan – Jun, 2016. Disponível em: https://www.bage.ideau.com.br/wp-content/files_mf/9c9c1925f63120720408c5260bb0080d355_1.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.
LOPES, L. C. O uso de recursos didáticos na motivação da aprendizagem em ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade de Brasília, Planaltina, 2019. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/26811/1/2019_LoyaneCaldasLopes_tcc.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.
LOPES, V. M. da S. Do desenho à palavra: descobrindo os caminhos da alfabetização. 2017. Monografia (Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento) - Universidade Candido Mendes, Niterói. 2017. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N208600.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
LUQUET, G. O desenho infantil. Porto: Editora do Minho. 1969.
MARTINEZ, I. C. P. de A. S.; HLENKA, V. Horta escolar como recurso pedagógica. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 8, n. 16, e4977, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/viewFile/4977/pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.
PIMENTA, J. C.; RODRIGUES, K. S. M. Projeto Horta Escola: ações de Educação Ambiental na escola Centro Promocional Todos os Santos de Goiânia (GO). In: Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade,2., 2011, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2011. p. 1-11. Disponível em: https://nupeat.iesa.ufg.br/up/52/o/29_Horta_na_escola.pdf. Acesso em: 2 set. 2021.
RIBEIRO, L. M. Environmental education of eco-journalists and teachers: influence of social representations. Culture Della Sostenibilitá, [s.l.], v. 2, n. 1, p. 110-117, 2007. Disponível em: https://www.francoangeli.it/Riviste/SchedaRivista.aspx?IDArticolo=32828&Tipo=Articolo%20PDF&lingua=it&idRivista=151. Acesso em: 2 set. 2021.
SANTOS, F. A. S.; TEIXEIRA, L. N Percepção ambiental e análise de desenhos: prática em curso de extensão universitária. Revbea, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 156-177, 2017. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/download/2358/1481/11978. Acesso em: 30 jun. 2022.
SANTOS, R. A. D. dos. Sustentabilidade: a horta escolar como estratégia de Educação Ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12651/4/Ronielson_Alves_Santos.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.
SILVA, P. F. R. S.; CAETANO, G. T. P.; SILVA, A. P. A importância das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. In: Encontro Nacional das Licenciatura, 5., Seminário Nacional do Pibid, 4., Seminário de Iniciação à docência, 11., 2014, Natal. Anais. [...]. Natal: UFRN, 2014. p. 1-10.
SILVA, R. S.; SCALABRIN, R. Relato de experiência do PIBID da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juan Pablo: horta educativa com base na interdisciplinaridade. Pesquisas e Práticas Educativas, Ilha Solteira, v. 1, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://epf.unesp.br/pepe/index.php/pepe/article/view/40. Acesso em: 21 jun. 2022.
SOUZA, J. L.; PEREIRA, V. A. Desempenho produtivo de hortaliças em 20 anos de cultivo orgânico. Horticultura Brasileira, Mossoró, v. 28, n. 2, p. S2811-S2818 (Suplemento), 2010. Disponível em:http://www.abhorticultura.com.br/EventosX/Trabalhos/EV_4/A2698_T4531_Comp.pdf. Acesso em: 3 set. 2021.
Publicado
Versões
- 2023-02-01 (2)
- 2023-01-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência e Natura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

