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Horta na Escola: ações de educação ambiental com alunos do ensino fundamental em escolas do município de Breves, Ilha do Marajó-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X67660

Palavras-chave:

Meio ambiente, Educação, Hortaliças, Ilha do Marajó

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo proporcionar o conhecimento prático, relacionado ao meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável como estratégia de educação ambiental por meio da horta escolar, com alunos do ensino fundamental em escolas do município de Breves, Ilha do Marajó. Foram avaliadas escolas com alunos do 5 º ano de ensino fundamental, perfazendo um total de 200 alunos. O estudo foi realizado em duas etapas com os alunos: a primeira etapa ocorreu por meio da solicitação de atividades (desenhos) sobre suas percepções de meio ambiente e da produção familiar. A segunda etapa os alunos foram levados para o Instituto Federal do Pará – Campus Breves, onde foram realizadas as oficinas práticas baseadas nos temas apresentados na palestra teórica da primeira etapa. Após aplicação das oficinas práticas, foi solicitado novamente aos alunos um desenho para observar o quanto a junção teoria/prática complementou o aprendizado dos alunos a respeito do sistema de produção de hortaliças nas escolas. As experiências, em sua maioria, procuraram estimular a participação das crianças que, ao colocar a mão na massa, assimilam com maior clareza o conteúdo e sua importância para a natureza. A metodologia aplicada foi eficaz para o ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno conseguiu estabelecer conexão entre teoria e prática, adquirindo conhecimentos de cidadania e respeito para com o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Alessandra Farias Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Breves, PA

Técnica em meio ambiente (IFPA) Graduanda em Educação no Campo pelo Instituto Federal do Pará, Campus Breves, PA

Elivanete Novaes de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Breves, PA

Técnica em Meio Ambiente, Graduanda em Pedagogia pela UNOPAR, Breves.

Jackeline Pinheiro Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Breves, PA

Ténica em agropecuária (IFPA- Campus Breves), graduanda em matemática (UFPA)

Melyssa Galvão Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Breves, PA

Técnica em Agropecuária IFPA- Campus Breves

Iracelma Silva Cristo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Breves, PA

Técnica em agropecuária - IFPA Campus Breves

Ivanildo Amorim de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ariquemes, RO

Engenheiro Agrônomo, Meste e doutor em Ciência do Solo

Ludmila de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ariquemes, RO

Bióloga, Mestrado em Biologia Vegetal, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência do solo

Haroldo Ferreira de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Breves, PA

Engenheiro agrônomo, Mestre em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Engenharia Agrícola com ênfase em Construções Rurais e Ambiência pela Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2023-01-31

Versões

Como Citar

Soares, A. F., Freitas, E. N. de, Alves, J. P., Corrêa, M. G., Cristo, I. S., Oliveira, I. A. de, Freitas, L. de, & Araújo, H. F. de. (2023). Horta na Escola: ações de educação ambiental com alunos do ensino fundamental em escolas do município de Breves, Ilha do Marajó-PA. Ciência E Natura, 45, e1. https://doi.org/10.5902/2179460X67660