Conteúdos de Micologia antes e após as mudanças da BNCC: análise de livros didáticos do ensino médio de escolas públicas em Ariquemes - RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X74268

Palavras-chave:

Micologia, Ensino médio, Livro didático de biologia

Resumo

O livro didático é considerado uma ferramenta essencial durante o processo de ensino-aprendizagem, razão pela qual, por ele, deve-se desenvolver os conteúdos de forma clara e com embasamento científico, de modo a facilitar a assimilação dos assuntos. O presente estudo objetivou analisar o conteúdo de micologia antes e após as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em livros didáticos de biologia do Ensino Médio utilizados em escolas da rede pública no município de Ariquemes, Rondônia. Com essa finalidade, foi elaborada uma ficha contendo quatro eixos (conteúdo, ilustrações, contextualização e extras) e critérios de avaliação, sendo atribuídos pontos por meio de uma escala de avaliação por diferencial semântico, por meio de análise quali-quantitativa e posteriormente, para a apresentação dos resultados, optou-se por realizar a demonstração gráfica dos resultados obtidos em um gráfico de radar. A análise apontou que os livros utilizados pelas escolas antes das mudanças da BNCC alcançaram melhores resultados em todos os eixos analisados, enquanto o livro utilizado pelas escolas da rede estadual expressou o menor grau de satisfação para todos os eixos e critérios, demostrando déficit no conteúdo abordado. Por fim, destaca-se a necessidade de que os livros tragam o conteúdo de micologia disposto de modo amplo e integral.

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Biografia do Autor

Micaely Cristina de Oliveira Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Ariquemes, sendo integrante do Grupo de Pesquisa de Produção Vegetal (GPPV) e do Programa Extensionista em Fitopatologia. Atualmente cursando MBA Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade IBRA.

Lucas Rodrigues Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO - Campus Ariquemes).

Ludmila de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Bióloga, Mestrado em Biologia Vegetal, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência do solo.

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Reis, M. C. de O., Lopes, L. R., & Freitas, L. de. (2024). Conteúdos de Micologia antes e após as mudanças da BNCC: análise de livros didáticos do ensino médio de escolas públicas em Ariquemes - RO. Ciência E Natura, 46, e74268. https://doi.org/10.5902/2179460X74268

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