Conteúdos de Micologia antes e após as mudanças da BNCC: análise de livros didáticos do ensino médio de escolas públicas em Ariquemes - RO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X74268Palavras-chave:
Micologia, Ensino médio, Livro didático de biologiaResumo
O livro didático é considerado uma ferramenta essencial durante o processo de ensino-aprendizagem, razão pela qual, por ele, deve-se desenvolver os conteúdos de forma clara e com embasamento científico, de modo a facilitar a assimilação dos assuntos. O presente estudo objetivou analisar o conteúdo de micologia antes e após as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em livros didáticos de biologia do Ensino Médio utilizados em escolas da rede pública no município de Ariquemes, Rondônia. Com essa finalidade, foi elaborada uma ficha contendo quatro eixos (conteúdo, ilustrações, contextualização e extras) e critérios de avaliação, sendo atribuídos pontos por meio de uma escala de avaliação por diferencial semântico, por meio de análise quali-quantitativa e posteriormente, para a apresentação dos resultados, optou-se por realizar a demonstração gráfica dos resultados obtidos em um gráfico de radar. A análise apontou que os livros utilizados pelas escolas antes das mudanças da BNCC alcançaram melhores resultados em todos os eixos analisados, enquanto o livro utilizado pelas escolas da rede estadual expressou o menor grau de satisfação para todos os eixos e critérios, demostrando déficit no conteúdo abordado. Por fim, destaca-se a necessidade de que os livros tragam o conteúdo de micologia disposto de modo amplo e integral.
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