O equilíbrio de Hardy-Weinberg no sistema sanguíneo ABO: um estudo de caso em Engenheiro Coelho – SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43422

Palavras-chave:

Genética de populações, Biomatemática, Equilíbrio de Hardy-Weinberg, Modelo de Bernstein

Resumo

A genética de populações humanas é o ramo da Genética que estuda a dinâmica dos genes nas populações naturais, visando a dilucidação dos mecanismos que alteram a sua composição gênica. Dentre os fundamentos dessa ciência está o Equilíbrio de Hardy-Weinberg, que determina que as frequências gênicas permanecem inalteradas e as proporções genotípicas atingem um equilíbrio estável, obtendo a mesma relação constante entre si ao longo do tempo. Para demonstrar esse princípio, é preciso admitir que a população em estudo não esteja sujeita a fatores evolutivos nem àqueles que alteram as frequências genotípicas aumentando a homozigose. Mais especificamente, é preciso supor que a população obedeça às seguintes premissas: acasalamento aleatório, população infinita, gerações não-sobrepostas, além de ausência de mutação, seleção e migração. Mais do que recordar conceitos básicos de Genética e Estatística e promover uma interdisciplinaridade entre Biologia e Matemática, este artigo tem como objetivo descrever o Método de Bernstein para a verificação do equilíbrio gênico para tipos sanguíneos. A pesquisa é concluída com um estudo de caso na cidade de Engenheiro Coelho - SP, onde se verifica o Equilíbrio de Hardy-Weinberg para tipos sanguíneos na população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Freitas de Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e bacharel em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Atualmente é coordenador do Curso Técnico em Edificações do Colégio Adventista e professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo para os cursos de Farmácia, Engenharia de Produção e Engenharia Agronômica.

Guilherme Augusto Pianezzer, Centro Universitário Internacional, Engenheiro Coelho, SP

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia, professor do Centro Universitário Internacional Uninter, professor da Faculdade da Lapa, graduando em Bacharelado em Filosofia e presidente da comissão permanente do EREMATSUL. É editor do periódico EREMATSUL. É Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia, especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário: Didática do Ensino Superior, formado em Licenciatura em Matemática.

Suzete Maria Silva Afonso, A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado em Matemática pela Academy of Sciences of the Czech Republic e é livre docente pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Rio Claro, junto ao Departamento de Matemática.

Referências

Amabis, J. M., Martho, G. R. (1994). Biologia das populações: genética, evolução e ecologia, 1. ed. Editora Moderna, São Paulo.

Batissoco, A. C., Novaretti, M. C. (2003). Aspectos moleculares do sistema sanguíneo ABO. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 25(n. 1), p.47–58.

Beiguelman, B. (2008). Genética de populações humanas. SBG, Ribeirão Preto.

Bernstein, F. (1924). Ergebnisse einer biostatischen zusammenfassenden betrachtung ûber die erblichen blutstrukturen des menschen. Klin Wschr, v. 3, p.1495–1497.

Freire-Maia, N. (1974). Genética de populações humanas. HUCITEC, Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Griffiths, A. J. F., Wessler, S. R., Lewontin, R. C., Gelbart, W. M., Suzuki, D. T., Miller, J. H. (2006). Introdução à Genética. 8. ed. Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro.

Grimmett, G., Stirzaker, D. (2001). Probability and Random Processes. Texts from Oxford University Press, OUP Oxford, New York.

Hartl, D. L., Clark, A. G. (2007). Principles of population genetics, 4. ed. Sinauer Associates, Sunderland.

IBGE (2020). Diretoria de pesquisas, coordenação de população e indicadores sociais: estimativas da população residente com data de referência 1 de julho de 2019.

Lewis, R. (2004). Genética humana: conceitos e aplicações, 5. ed. Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro.

Magalhães, M. N., Lima, A. C. P. (2010). Noções de probabilidade e estatística, 7. ed. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Oliveira, V. F. (2019). Modelagem matemática em genética de populações. Dissertação de Mestrado, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, p.89.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Oliveira, V. F. de, Pianezzer, G. A., & Afonso, S. M. S. (2021). O equilíbrio de Hardy-Weinberg no sistema sanguíneo ABO: um estudo de caso em Engenheiro Coelho – SP. Ciência E Natura, 43, e16. https://doi.org/10.5902/2179460X43422

Edição

Seção

Matemática