Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-05-18. Leia a versão mais recente.

The development of skills in Primary Health Care nurses for coping with social inequalities in health

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43416

Palavras-chave:

Nurses, Professional Training, Social Inequity, Primary Health Care.

Resumo

The objective of this study was to identify and develop skills with Primary Health Care nurses to work the social inequalities in health. This is a qualitative research based on action-research, performed with six primary health care nurses in a municipality of Minas Gerais, who participated in educational workshops addressing coping strategies for social inequalities in health. The data collection occurred through a focal group and non-participant observation, from March to May 2018. The data were analyzed through the thematic content analysis technique. The identification and training of skills to cope with this was founded on knowledge, skills and attitudes. The participants stressed the importance of knowing their role in the scenario where they work, as well as the functioning of the Health Care Network and legislation to support them to coping with this problem, being the communicational skills essential in this process. The knowledge acquired in the workshop enabled participants to recognize attitudes in their professional routine, which enable them to act in the face of this reality. The present study indicates the importance of appreciating and strengthening the training of nurses for the development of competences to act on social inequalities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Rodrigues Carvalho, Departamento de Medicina e Enfermagem - DEM. Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Mestre em Ciências da Saúde, programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Departamento de Medicina e Enfermagem - DEM. Universidade Federal de Viçosa - UFV. 

Andréia Patrícia Gomes, Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Professora da Universidade Federal de Viçosa, departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Érica Toledo de Mendonça, Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Professora da Universidade Federal de Viçosa, departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Amanda Morais Polati, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Mestrado em andamento em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Vanessa de Souza Amaral, Departamento de Medicina e Enfermagem - DEM. Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Mestre em Ciências da Saúde, programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Departamento de Medicina e Enfermagem - DEM. Universidade Federal de Viçosa - UFV. 

Tiago Ricardo Moreira, Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Professor da Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Deíse Moura de Oliveira, Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Professora da Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM-UFV).

Referências

AITH F, SCALCO N. Direito à saúde de pessoas em condição de vulnerabilidade em centros urbanos. Rev. USP. [Internet]. 2015 [cited 2017 fev 10];(107):43-54. Available from: http://www.revistas.usp.br/revusp/article /view/115112/112817.

ARANTES LJ, SCHIMIZU HE, MERCHÁN-HERMANN E. Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão da literatura. RC&SC [Internet]. 2016 [cited 2017 fev 10];21(5): 1499-1509. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232016000501499&script=sci_abstract&tlng=pt.

ARRUDA C et al. Redes de atenção à saúde sob a luz da teoria da complexidade. EEAN [Internet]. 2015 [cited 2017 jan 10];19(1):169-173. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S1414-81452015000100169.

BARDIN L. Análise de conteúdo. 70st ed. Lisboa 2016.

BARRETO ML. Desigualdades em Saúde: uma perspectiva global. RC&SC [Internet]. 2017 [cited 2020 fev 23];22(7):2097-2108. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232017002702097&script=sci_abstract& tlng=pt.

BARROS FPC, SOUSA MF. Equidade: seus conceitos, significações e implicações para o SUS. Saúde Soc. [Internet]. 2016 [cited 2017 fev 10]; 25(1):9-18, 2016. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902016000100009&script=sci_abstract& tlng=pt.

BORGES MAR, AMARAL AF. A desigualdade social e suas influências na subjetividade contemporânea. Rev. Psicol. Saúde em Debate [Internet]. 2015 [cited 2017 fev 10];1(2). Available from:http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/19/11.

BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Superior. Resolução nº 3/01- Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília(Brasil): Ministério da Educação e Cultura; 2001. Resolução nº 3, de 07 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Distrito Federal (Brasil);2001.

BRASIL; Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5/88- ; Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (Brasil): Brasil; 1988.

BUCK-MCFADYEN E, MACDONNELL J. Contested practice: political activism in nursing and implications for nursing education. Int. J. Nurs. Educ. Scholarship [Internet]. 2017 [cited 2018 mai 15]. Available from:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28749781.

BUSS PM, PELLEGRINI FILHO A. A saúde e seus determinantes sociais. PHYSIS: Rev. de Saúde Coletiva [Internet]. 2007 [cited 2017 fev 10];17(1): 77-93. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-73312007000100006&script=sci_abstract& tlng=pt.

COSTA CFS et al. A complexidade da rede de atenção à saúde. Cienc. Cuid. Saude [Internet]. 2015 [cited 2018 mai 15];];14(4): 1609-1615. Available from:http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude /article/view/27791/pdf.

DELORS J et al. Educação: um tesouro a descobrir [Internet]. Brasília: UNESCO [cited 2017 jan 20]. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI 2010. Available from http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf.

FERNANDES JD. et al. Aderência de cursos de graduação em enfermagem às diretrizes curriculares nacionais na perspectiva do sistema único de saúde. EEAN [Internet]. 2013 [cited 2017 fev 10];17(1):82-89. Availablefrom:http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100012.

FERNANDES MC. et al. Identidade do enfermeiro na atenção básica: percepção do “faz de tudo”. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2018 mai 15];71(1):154-159. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672018000100142&script=sci_abstract& tlng=pt.

FERREIRA SRS, PÉRICO LAD, DIAS VRFG. A complexidade do trabalho do enfermeiro na atenção primária à saúde. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2018 mai 15];71(1):752-757. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0034-71672018000700704&lng= en&nrm =iso& tlng=pt.

FERTONANI HP et al. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. RC&SC [Internet]. 2015 [cited 2017 fev 10];20(6):1869-1878. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000601869.

FRANCO TB, MERHY EE. Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde. 1st ed.São Paulo: Hucitec; 2013.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [Internet]. Brasília: Ministerio do planejamento, Orgameto e Gestão (BR) [cited 2016 dez 31]. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2015. Available from:ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2015/estimativa_dou_201 5_20150915.pdf.

LEONELLO VM, OLIVEIRA MAC. Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica. Rev. Esc. Enferm. USP [Internet]. 2008 [cited 2018 fev 23];41(Esp):847-52. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342007000500019&script=sci_abstract&tlng=pt.

PAIM J et al. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet (Serie Brasil) [Internet]. 2011 [cited 2017 fev 10]:11-31. Available from: https://www.thelancet.com/pb/assets/raw/Lancet//pdfs/brazil/brazilpor1.pdf.

PEITER CC. et al. Redes de atenção à saúde: tendências da produção de conhecimento no Brasil. EEAN [Internet]. 2019 [cited 2020 fev 23];23(1). Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100801&lng= en& nrm= iso&tlng=pt.

PINTO AGA. et al. Vivências na estratégia saúde da família: demandas e vulnerabilidades no território. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017 [cited 2018 mai 15];70(5):970-977. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000500920&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

SCHVINGEL C, GIONGO IM, MUNHOZ AV. Grupo focal: uma técnica de Investigação qualitativa. Rev. Debates Educ. [Internet]. 2017 [cited 2017 fev 10];9(19). Available from:http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3455/pdf.

SILVA KL, MATOS JAV, FRANCA BD. A construção da educação permanente no processo de trabalho em saúde no estado de Minas Gerais, Brasil. EEAN [Internet]. 2017 [cited 2018 mai 15];21(4). Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452017000400204&script=sci_abstract&tlng=pt.

THIOLLENT M. Metodologia da pesquisa-ação. 7st ed. São Paulo: Cortez; 2008.

TRIPP D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa [Internet]. 2005 [cited 2017 fev 23];31(3):443-466. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract& tlng=pt.

Publicado

2021-05-18

Versões

Como Citar

Carvalho, N. R., Gomes, A. P., Mendonça, Érica T. de, Polati, A. M., Amaral, V. de S., Moreira, T. R., & Oliveira, D. M. de. (2021). The development of skills in Primary Health Care nurses for coping with social inequalities in health. Ciência E Natura, 43, e11–43416. https://doi.org/10.5902/2179460X43416

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)