Projeto de uma Fonte de Alimentação Ajustável Controlada via Bluetooth Aplicada a um Sistema Ferroviário de Baixa Potência
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X42532Palavras-chave:
Ferrorama. Arduino. BluetoothResumo
As fontes de alimentação são dispositivos essenciais para o funcionamento de diversos equipamentos eletrônicos, são responsáveis por converter a corrente alternada (CA), proveniente da rede elétrica, em contínua, de acordo com as necessidades do aparelho alimentado. Nesse contexto, este trabalho apresenta o projeto de uma fonte de alimentação de corrente contínua (CC) conectada à rede elétrica aplicada a um sistema ferroviário de baixa potência que utiliza um motor CC para o deslocamento de vagões de trem. O sistema é composto por 5 estágios para obtenção da tensão desejada, emprega inicialmente um transformador com tomada central, que rebaixa a tensão de 220 V para 18 V, diodos retificadores, os quais convertem a CA em CC, um filtro capacitivo e um regulador de tensão. Por fim, é realizado o controle da tensão fornecida ao motor CC por meio da modulação por largura de pulso (PWM), provinda de um microcontrolador ATMEGA e modificada por um aplicativo para smartphone via Bluetooth, no qual foi desenvolvido na plataforma MIT App Inventor. Além do controle de velocidade, o sistema prevê o controle da direção da locomotiva, de uma barreira semafórica e também da iluminação do protótipo ferroviário construído.Downloads
Referências
BANZI M, SHILOH M. Getting started with Arduino: the open source electronics prototyping platform. 3rd ed. Maker Media; 2014.
BOYLESTAD RL, NASHELSKY L. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 11st ed. São Paulo: Pearson; 2013.
BRAGA NC. Fontes de alimentação. 1st ed. São Paulo: NCB; 2013.
DAI B, CHEN R, YANG W. Using Arduino to Develop a Bluetooth Electronic Scale for Water Intake. 2016 International Symposium on Computer, Consumer and Control (IS3C); Xi'an; China. 2016; p. 751-754.
FLOYD TL, BUCHLA D. Electronics fundamentals: circuits, devices & applications. Prentice Hall Press; 2009.
LIMA HOBBIES. Kit Meu 1° Trem Elétrico De Carga All Ho Frateschi [Internet]. [cited 2019 jul 16]. Available from: http://www.limahobbies.com.br/kit-meu-primeiro-trem-eletrico-de-carga-all-ho-frateschi-6520.
NATH S, BANERJEE P, BISWAS RN, MITRA SK, NASKAR MK. Arduino based door unlocking system with real time control. 2016 2nd International Conference on Contemporary Computing and Informatics (IC3I); Noida. 2016; p. 358-362.
ZULKIFLI AS, HUSSIN MN, SAAD AS. MATLAB-Arduino as a low cost microcontroller for 3 phase inverter. 2014 IEEE Student Conference on Research and Development. IEEE; 2014; p. 1-5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.