Situações-problema mediadoras de articulações CTS no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X41330Palavras-chave:
Educação CTS, Situação-problema, Coletivo de estudos, Ensino de ciências, Pesquisa-açãoResumo
No presente trabalho, nos concentramos em avaliar o potencial uso de situações-problema como estratégia didática e pedagógica à inserção da abordagem de ensino CTS no contexto dos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida durante uma formação continuada de professores de ciências, no formato de um coletivo de estudos. Desenvolvemos, em conjunto com os professores, quatro projetos envolvendo mais de 1500 estudantes do sexto ao nono ano. Recorremos à análise textual discursiva para a apreensão de aspectos pertinentes à abordagem CTS, o que nos permitiu perceber que a proposta se mostrou passível de discussões e articulações sobre ciência, tecnologia e/ou sociedade; favoreceu o processo de apropriação de conhecimentos científicos/saberes, ou seja, propiciou a alfabetização científica e conduziu a tomada de consciência e/ou tomada de decisão, quer dizer, proporcionou o exercício da cidadania.
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